16/05/2012 às 18:00

Semana da Saúde Mental do DF

Tema da oitava edição é a Política Nacional Sobre Drogas

Por Secretaria de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde realiza a oitava Semana da Saúde Mental do DF. As atividades começaram no sábado, 12 de maio, e ocorrem até o dia 23. A programação inclui palestras, seminários e mesas-redondas para profissionais, além de eventos dedicados a pacientes do Hospital São Vicente de Paulo, em Taguatinga.

O tema deste ano da Semana da Saúde Mental é a Política Nacional Sobre Drogas. O objetivo da Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, em associação com movimentos socias locais, é aprofundar a discussão sobre prevenção, uso abusivo, abordagem e tratamento adequado aos usuários de drogas e seus familiares. A ocasião também serve de comemoração aos 25 anos de luta antimanicomial no DF.

Até o dia 23, serão desenvolvidas atividades nas diversas regiões administrativas do DF. O ponto alto da programação será o grande encontro dos participantes, previsto para o dia 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial –, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) a partir das 8h. Na pauta, a mesa redonda “Por uma Política Nacional sobre Drogas Não Manicomial” e o ato público que acontecerá no Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Rodoviária (antigo Touring) a partir das14h.

Temas como esporte, lazer, cultura, saúde mental, educação, segurança e previdência social, dentre outros aspectos ligados à saúde mental e cidadania do portador de transtornos mentais, farão parte dos debates. Pacientes, familiares, trabalhadores, gestores e membros da sociedade civil organizada estão mobilizados com o propósito de envolver de maneira participativa e democrática o maior número possível das variáveis que compõem o entendimento de questões tão amplas.

De acordo com levantamentos, entre 20% e 25% da população tem ou terá algum transtorno mental ao longo da vida. Cerca de 3% desses, apresentam quadros psiquiátricos severos. Já 6% dos casos estão relacionados ao abuso de álcool e outras drogas. Para dar a atenção que esses usuários precisam, a SES se esforça para ampliar os serviços. “Nosso plano diretor prevê a criação de novas unidades, principalmente centros de atenção psicossociais”, destaca Augusto Faria.

Aniversário – No dia 18 de maio será comemorado o aniversário de 36 anos do Hospital São Vicente de Paulo, em uma cerimônia voltada para a comunidade, usuários, familiares e servidores. O evento terá um desfile de modas, o IV Das Loukas Fashion Day, com o tema reciclagem e customização. Na passarela, poderão ser vistos produtos e acessórios feitos por pacientes do hospital, incluindo vestidos de jornal, pratos descartáveis e papel.

Confira a programação completa no site da Secretaria de Saúde do DF: http://www.saude.df.gov.br/003/00301015.asp?ttCD_CHAVE=168178