aqui para visualizar os postos de vacinação da Campanha de Vacinação Antirrábica.

" /> aqui para visualizar os postos de vacinação da Campanha de Vacinação Antirrábica.

">

18/05/2012 às 18:45

Campanha contra raiva no DF dias 19 e 26 de maio

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal espera imunizar 270 mil cães e gatos, por meio da campanha de vacinação antirrábica que começa amanhã, na área urbana do DF. A imunização será realizada também no sábado (26). Amanhã, serão montados postos de vacinação na Asa Norte, Asa Sul, Candangolândia, Cruzeiro, Estrutural, Guará I e II, Jardim Botânico, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho I e II, Sudoeste, Varjão, Brazlândia, Águas Claras e Vicente Pires. Na etapa do próximo dia 26 serão imunizados animais de Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga.

A raiva é uma doença que afeta o homem e os animais e não tem cura. Os animais mais expostos são mamíferos em geral, principalmente cães, gatos e morcegos na área urbana, além dos animais domésticos de produção – boi, cavalo, porco e ovelha. Animais contaminados transmitem a raiva pela saliva ou baba e a vacina é a única forma de prevenção. Os animais devem ser vacinados pela primeira vez a partir dos 90 dias de vida e depois disso uma vez por ano.

O primeiro e único caso de raiva humana cuja transmissão ocorreu dentro da área geográfica do DF, ocorreu em 1978. Em relação à raiva animal, nos últimos anos vem ocorrendo casos em morcegos, além de bois e cavalos na área rural, o que mantém o risco de ocorrência de casos da doença. No ano passado 23.576 animais foram imunizados na área rural do Distrito Federal.

Clique aqui para visualizar os postos de vacinação da Campanha de Vacinação Antirrábica.

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde