21/05/2012 às 22:54

Frio deve aumentar procura por vacina

Baixa temperatura favorece a aglomeração de pessoas em locais fechados e aumenta o risco de contágio pelo vírus da gripe. Campanha de imunização vai até a próxima sexta

Por Carlos Rezende, da Agência Brasília


. José Cruz – EBC

 Com a queda nos termômetros, a população do Distrito Federal fica ainda mais vulnerável às investidas do vírus da gripe, principalmente dos tipos mais perigosos como a Influenza. “Isso ocorre porque existe uma maior aglomeração de pessoas em locais fechados durante os períodos de frio”, explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SES) do DF, a médica Sonia Geraldes. Por isso, a SES acredita que ocorra um aumento na procura por cobertura vacinal na última semana da 14ª Campanha Nacional de Vacinação, que termina na próxima sexta-feira (25).

 

Ao todo, 96 salas de imunização estão à disposição da população em toda a Rede Pública de Saúde. A vacina é gratuita e será aplicada durante toda esta semana, das 8h às 11h30 e de 13h30 as 17h.

Até a sexta-feira passada (18), 160 mil pessoas foram vacinadas. A meta da secretaria é chegar aos 260 mil imunizados entre os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e profissionais da área médica. O objetivo da campanha este ano é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelos vírus das gripes H1N1, H3N2 e Influenza B, os mais recorrentes em 2011. Sonia Geraldes esclareceu que a vacina tem poucos efeitos colaterais e contraindicações.

Influenza – Trata-se de uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de alta transmissão e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies contaminadas, podem levar o vírus direto à boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde forma leve e de curta duração, até configurações clinicamente graves e complicadas.

Os sintomas muitas vezes são semelhantes aos do resfriado, que se caracteriza pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre, mal-estar e dor de cabeça. A maioria das pessoas infectadas se recupera em até duas semanas, sem necessidade de tratamento médico. Nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros especiais, a infecção pode levar a formas graves como pneumonia e síndrome respiratória aguda grave.

Vacina – Estudos demonstram que a vacinação pode diminuir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, o risco de pneumonia pode ser reduzido em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte em até 68%.