23/05/2012 às 18:25, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Governador participa de sessão pelos 40 anos da Fibra

Realizado no plenário da Câmara Legislativa do DF, evento também marcou o lançamento da 10ª Agenda Legislativa e do Perfil dos Deputados Distritais

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou hoje de sessão solene na Câmara Legislativa em comemoração aos 40 anos da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). Durante o evento, que marcou o início das festividades da Federação, ocorreu o lançamento da 10ª edição da Agenda Legislativa da Indústria do DF e do Perfil dos Deputados Distritais Legislatura 2011/2014.

“Esta é uma homenagem justa, pois, pela luta da Fibra, hoje temos condições para dar um salto na economia do DF. Por meio de uma ação consciente e integrada, vamos promover a competição e o desenvolvimento econômico sustentável da cidade”, destacou o governador.

A Agenda Legislativa traz 20 proposições de sindicatos filiados à Fibra sobre assuntos de interesse do setor industrial em tramitação na Câmara. A novidade este ano é o Perfil, que identifica os parlamentares e as prioridades de seus mandatos.

Segundo o presidente da Fibra, Antônio Rocha, o objetivo das publicações é promover uma comunicação direta e eficiente entre a Câmara Legislativa e o setor produtivo. “Os empresários poderão conhecer melhor a opinião dos deputados em relação ao incremento da indústria no DF. Isso demonstra o compromisso do legislativo e do setor com o desenvolvimento econômico da cidade”, apontou o dirigente, lembrando a importância da indústria do DF, que representa 10% do PIB local e emprega 140 mil pessoas.

Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Patrício; o segundo e o terceiro secretários da Casa, Aylton Gomes e Joe Valle; o deputado federal Luiz Pitman; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo, entre outros secretários de Estado; além de representantes da Fibra, da Fecomércio, e do Sebrae nacional e regional.

Incentivo à economia do DF – Com a meta de conquistar a autonomia financeira da capital, o Governo do Distrito Federal está elaborando um projeto de desenvolvimento econômico sustentável para a capital do país.

Entre as ações previstas estão uma legislação mais atrativa que estimule o ingresso e a permanência de empresas na cidade. Impulsionar setores como os de turismo e de serviços também faz parte dos planos do governo. De acordo com Agnelo Queiroz, um dos objetivos é elevar a participação do DF no PIB brasileiro, de 6,3% para 10% até 2020.

“O gestor precisa pensar para daqui a 200 anos. Para alcançarmos o desenvolvimento econômico que Brasília merece, devemos conquistar estabilidade política, jurídica e financeira”, disse o governador, ressaltando a importância de uma política mais eficaz para o Pró-DF.

Agnelo Queiroz destacou, ainda, a atenção a espaços que abrigam indústrias e empresas, apontando locais como os Polos de Desenvolvimento do Gama e de Santa Maria (Polo JK) e o Parque Capital digital.