23/05/2012 às 22:25, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Operação Sucata no Cruzeiro surpreende

Do total de 40 carros notificados, foram recolhidos apenas três e o restante retirado pelos próprios donos. Sucesso se deve ao trabalho preventivo e ampla divulgação

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto: Magu Cartabranca

 

Respeito ao poder público é a frase que melhor define o resultado da Operação Sucata ocorrida nesta quarta-feira (23), no Cruzeiro. De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), foram recolhidos apenas três veículos do total de 40 carros notificados pela administração da cidade e, o restante, retirado pelos próprios donos antes mesmo da ação. Esse número reduzido é justificado pela administração da cidade pelo trabalho preventivo e pela ampla divulgação.

 

A ação, que já ocorreu em 11 cidades, tem como objetivo retirar veículos abandonados e carcaças depositadas irregularmente em áreas públicas. O assessor da direção geral do Detran-DF, Gustavo Viana, afirmou que “está sendo cada vez mais comprovado que quando o poder público se faz presente o resultado só pode ser positivo”. Segundo ele, a população está vendo que as operações estão sendo realizadas com sucesso e que se alguém não cumprir com as regras, será punido efetivamente.

 

O administrador do Cruzeiro, Antonio Sabino de Vasconcelos Neto, disse que o balanço se deve ainda pelo trabalho realizado pela administração, que notifica os proprietários dos veículos durante o período de mapeamento, e também pela própria conscientização dos moradores. “A comunidade sabe que esse acúmulo de carcaças nas ruas da cidade representa risco à saúde pública, pois podem ser focos de dengue ou servir de abrigo para usuários de drogas”, revela.

 

A próxima cidade a receber a Operação Sucata será a Candangolândia. De acordo com o Detran-DF, a ação está marcada para o dia 12 de junho e a administração já está mapeando os veículos que serão notificados. Antes da ação, os proprietários localizados recebem um documento extrajudicial informando da data de recolhimento dos veículos. Caso o dono não seja encontrado, um comunicado é anexado ao carro.

 

Cruzeiro – Nesta operação, o Detran disponibilizou seis servidores, uma viatura e três guinchos. A Polícia Militar e a Vigilância Ambiental também participaram. Todo o material recolhido está guardado no depósito da administração regional. Para o proprietário retirá-lo, ele deve seguir algumas regras como a regularização da documentação, conserto do mesmo dentre outras exigências.

 

Operações anteriores – Esta já é a décima primeira Operação Sucata promovida pelo Detran desde dezembro de 2011. Nas 10 operações já realizadas foram recolhidas 191 carcaças: 16 na Estrutural, 23 no Sudoeste e Setor Octogonal, 49 em duas operações realizadas no Guará, 23 em Sobradinho, 34 na Ceilândia, 11 em Samambaia, 13 no Recanto das Emas, 16 em Santa Maria e seis em Brazlândia.