24/05/2012 às 20:12

Qualidade da água no DF sob maior vigilância da Adasa

Parceria estabelece parâmetros para acompanhamento, regulação e fiscalização

Por Adasa


. Foto: Lula Lopes

A partir de agora, uma parceria entre Adasa, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde/DF e Caesb promete aumentar a vigilância e controle da qualidade da água consumida no DF. Essa cooperação técnica tem como objetivo o uso do Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) para a produção de dados sobre o padrão de potabilidade do produto fornecido pela Caesb, possibilitando o acompanhamento, regulação e fiscalização da qualidade da água pela Adasa e Vigilância Sanitária.

Anteriormente, para averiguar se os parâmetros de potabilidade da água estavam obedecendo às exigências do Ministério da Saúde, a Adasa tinha que solicitar informações da Caesb. Para tornar esse procedimento mais transparente e eficiente, desde o começo do ano, iniciou-se o projeto piloto com o Sisagua, o que permitiu à Adasa acesso mensal aos resultados de análises de qualidade da água no DF. O sucesso do projeto piloto, de caráter inédito no Brasil, motivou o Ministério da Saúde, responsável pela administração do sistema, a implantar definitivamente a iniciativa no DF.

Rossana de Castro, Reguladora de Serviços Públicos da Adasa, explica que o sistema possibilitará aos órgãos envolvidos coletar, transmitir e trocar dados sobre todas as regiões do DF: “Todos têm um interesse comum, que é a preservação da qualidade da água. A interação entre os parceiros e a troca de informações auxiliam o diagnóstico e correção das irregularidades, facilitando a cobertura de todas as áreas do DF”, ressalta Rossana.

Em funcionamento, o Sisagua desenhará um panorama sobre a prestação do serviço de abastecimento de água no DF, apontando aspectos que necessitam de aperfeiçoamento. Esses dados serão essenciais para que a Adasa possa garantir, por meio de sua função regulatória, um bom nível de qualidade da água que é distribuída para a população do DF e a prestação adequada dos serviços realizados pela Caesb.