25/05/2012 às 19:36

Ação pela Vida chega ao fim da primeira etapa

Debates sobre os oito eixos de enfrentamento estabelecidos pelo programa de segurança pública do GDF consolidam a primeira etapa do plano. Próximo passo é estabelecer metas de redução da violência e criar conselhos regionais

Por Thaís Antonio, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

A Secretaria de Segurança Pública concluiu, esta semana, a série de oito debates sobre os eixos de enfrentamento estabelecidos pelo programa do GDF Ação pela Vida – Integração e Cidadania. Todas as forças de segurança pública – polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran) – participaram das reuniões. Próxima etapa é estabelecer metas de redução da criminalidade e criar os Conselhos Operacionais Regionais (COR), que serão montados junto às administrações de cada cidade.

Índices de violência, além de estudos e opiniões de especialistas sobre as regiões administrativas, fizeram parte dos debates. Representantes de órgãos como as secretarias de Saúde e a de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) e a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) detalharam para os gestores das forças de segurança a contribuição que podem oferecer para ajudar no controle da criminalidade do DF, que o plano pretende diminuir em 8%.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, essa primeira etapa foi “fundamental” para o desempenho do plano, porque as forças precisaram criar estruturas similares para trabalhar em conjunto. “Em um primeiro momento foi necessário um alinhamento de informações para que todos conhecessem os oito eixos e, então, pudéssemos diferenciar a realidade de cada uma das regiões”, enfatizou. “Agora, passaremos à fase de definição de metas e índices a serem alcançados. Iremos estabelecer as metas e cumpri-las.”

 

Saiba quais são os oito eixos de enfrentamento à violência:
 

Crimes violentos letais intencionais
 

Crimes violentos contra o patrimônio


Tráfico de drogas


Armas de fogo


Violência no trânsito


Pacificação social


Reflexos do Entorno


Criminalidade infanto-juvenil

 

O plano Ação pela Vida foi divulgado em 20 de abril deste ano com o objetivo de intensificar o combate à violência no Distrito Federal. Para garantir uma ação mais efetiva, a Secretaria de Segurança adotou o modelo usado pela Polícia Militar, que divide o DF em quatro porções geográficas, as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP): Leste, Oeste, Sul e Metropolitana.

Conheça as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) correspondentes às
Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP)
 

Metropolitana

Brasília, Guará, Cruzeiro, Lago Sul, Sudoeste, Octogonal, Park Way quadras 4 e 5, SCIA e SIA

 Leste

Sobradinho, Planaltina, Paranoá, São Sebastião, Lago Norte, Sobradinho II, Jardim Botânico, Fercal, Varjão e Itapoã

 

Sul

Gama, Núcleo Bandeirante, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Candangolândia, Riacho Fundo II e Park Way quadras 1/3/6 a 29
 

Oeste

Taguatinga, Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Águas Claras e Vicente Pires

As quatro AISPs contam com gestores de cada uma das forças de Segurança Pública. Os 16 nomes já foram escolhidos (veja quadro abaixo). As regiões administrativas são consideradas Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP).

O comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Suamy Santana, acredita que o cumprimento da primeira etapa representa uma indicação objetiva do estabelecimento de metas. “A partir de agora, poderemos iniciar um planejamento mais específico sobre esses indicadores traçando uma estratégia para o atingimento dessas metas”, declarou. “Ter um diagnóstico permite que a gente defina os esforços que serão desenvolvidos em termos de emprego de efetivos, técnicas e tecnologia para que as metas estabelecidas sejam atingidas”. Para o diretor da Polícia Civil do DF, Jorge Xavier, o clima organizacional das corporações já mudou. “Percebemos que o trabalho pode ser muito mais eficiente quando se apara arestas que podem existir entre as instituições. O que a gente quer é ser reconhecido pela sociedade como bons prestadores de serviço”, destacou. “Esse é um objetivo comum de todas as forças sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública. Temos autonomia, mas estamos sob a governança da secretaria”.

A integração entre as corporações também é um dos pontos de destaque na opinião do diretor do Detran, José Alves Bezerra. “Temos que reconhecer que é um grande avanço”, reforçou. “Temos de ter consciência de que as corporações devem andar pelo mesmo caminho e ter objetivos comuns para garantir o cumprimento efetivo das metas. A maior beneficiada com a integração será a população”. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Gilberto Lopes da Silva, valoriza o trabalho em equipe e acredita que o plano Ação pela Vida reduzirá os índices de violência a partir da ação conjunta. “Nesse contexto, o Corpo de Bombeiros atua principalmente dando suporte às demais forças envolvidas no plano”, enfatiza.

 

SERVIDORES RESPONSÁVEIS POR ÁREAS DENTRO DO PROGRAMA AÇÃO PELA VIDA

AISP

PMDF

PCDF

DETRAN

CBMDF

METROPOLITANA

Coronel Jailson Ferreira Braz

Anderson Espínola

Luiz Carlos Souto Junior

Tenente-coronel Williman Costa da Silva

LESTE

Coronel José Wilame Vitorino Matias

Márcio Araújo Salgado

Giovane do Vale Candido

Tenente-coronel Benur Wanderley

SUL

Coronel Paulo Sérgio Soares Sarmento

Flamarion Vidal Araújo

Célia Aparecida Gonçalves

Tenente-coronel Cláudio Faria Barcelos

OESTE

Coronel José Carlos das Neves Ribeiro

Adval Cardoso de Matos

Adelson Siqueira de Lima

Tenente-coronel Marcio Borges Pereira