25/05/2012 às 20:39

Crianças e adolescentes são prioridades do governo

Criação de políticas públicas e resgate da cidadania foram ressaltados durante a 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF.  GDF anunciou construção de creches e de centros de internação

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, participou na tarde desta sexta-feira (25) da 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF. O evento, que será realizado até domingo (27), tem como objetivo discutir políticas públicas do setor. O tema este ano é: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”. 

O governador destacou que crianças e adolescentes são prioridades em seu governo. “Foi pensando nisso, que criamos uma secretaria voltada para cuidar somente deste público. Tenho certeza de que esta conferência vai nos ajudar a relacionar as prioridades daqueles que são o futuro de nossa nação para a criação de políticas públicas efetivas e fazer com que a capital do Brasil seja exemplo de civilidade. Para isso, temos que unir a população do Distrito Federal para proteger as nossas crianças e adolescentes”, afirmou o governador.

A secretária da Criança e presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA-DF), Rejane Pitanga, abriu a conferência afirmando que a presença do governador “demonstra o compromisso do governo com as crianças e adolescentes”. Ela relatou ainda que a ausência de políticas públicas nos últimos anos criou a necessidade de reconstruir a realidade desses protagonistas. “Ações como esta que vemos hoje nos darão a oportunidade de inaugurar um novo tempo. Nossa meta é resgatar a cidadania destes personagens enfrentando todos os percalços do cotidiano”, disse.

Obras O governador ressaltou ainda que a construção de creches é a prioridade número zero do governo. “No DF, a cobertura ainda é muito pequena. Atualmente, somando o número de creches públicas com parceiros, que são entidades não governamentais, estamos atendendo pouco mais de 10 mil crianças e pretendemos atender 50 mil até 2014. Já inauguramos a primeira na Estrutural e, em poucos dias, vamos entregar outra em Brazlândia”, assegurou. Agnelo Queiroz também anunciou a destinação de R$ 27 milhões para a construção de novos centros de internação, o que permitirá o fechamento do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje). 

Preparação Em Brasília, os encontros regionais, realizados no final do ano passado, prepararam a Conferência Distrital, com a discussão dos eixos temáticos e apresentação das propostas a serem consolidadas nesta 8ª edição do evento. A realização das conferências é de responsabilidade do CDCA/DF, com apoio do Governo do Distrito Federal por meio das secretarias da Criança e da Educação.

Também participaram do evento o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lélio Bentes Corrêa; o secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa; a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Salete Valesan Camba; a deputada federal Érica Kokay; o vice-presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF, Clemilson Graciano da Silva; e a promotora de Justiça da Infância e da Juventude, do Ministério Público do DF, Luisa de Marillac Pantoja.