25/05/2012 às 14:45

Operação Clarear no Parque da Cidade

A ação é parte dos eixos de pacificação social e enfrentamento ao tráfico de drogas do plano Ação pela Vida  – Integração e Cidadania

Por Secretaria de Segurança Pública


. Foto: João Lopes/Ascom-SSP/DF

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) coordenou na noite desta quinta-feira, 24, no Parque da Cidade, a Operação Clarear, com a participação integrada das forças de segurança pública. A operação está alinhada ao programa de segurança pública do Governo do Distrito Federal (GDF) Ação pela Vida – Integração e Cidadania, dentro dos eixos de enfrentamento ao tráfico de drogas e pacificação social. O objetivo principal da ação é garantir à população do DF um espaço público seguro para atividades esportivas e de lazer, com mais policiamento e vigilância.

A Operação Clarear foi deflagrada dentro deste contexto de atuação conjunta e foi executada pelos coordenadores das quatro forças da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) Metropolitana. A ação foi resultado de um levantamento feito pelo setor de inteligência da SSP/DF que, a pedido da Administração do Parque da Cidade, fez um mapeamento, durante dois meses, de locais em que foram constatados episódios de prostituição, tráfico e consumo de drogas e desordem pública: estacionamentos 1, 3 e 4, Bar Barulho, Bar da Ilha e o Bosque do Sussurro.

Esses pontos mapeados foram alvos da ação integrada, deflagrada às 21h30 com 40 viaturas e cerca de 250 servidores das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Departamento de Trânsito do DF, além de agentes de fiscalização da AGEFIS e representantes da Vara da Infância e da Juventude e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Durante a operação policial, o responsável pelo Bar Barulho foi preso e encaminhado para a 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) porque o estabelecimento estava sem alvará de funcionamento. Três indivíduos em situação de drogadição também foram detidos. O Detran/DF recolheu 11 veículos para o depósito e autuou quatro motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um por dirigir embriagado.

O próximo passo da ação será conduzido pela Administração do Parque, que promoverá a realização de poda de árvores, pintura de meios-fios além da instalação de iluminação pública e de câmeras de monitoramento. As forças de segurança pública, sob a coordenação da SSP/DF, farão a manutenção permanente da Operação Clarear, com a intensificação do policiamento ostensivo e fiscalização de trânsito no Parque da Cidade.

O Ação pela Vida – Integração e Cidadania consolida o conceito de segurança pública inteligente e integrada que vem sendo adotado desde o início do atual governo e estabelece estratégias para enfrentar a criminalidade com atuação conjunta das forças de segurança, de acordo com as principais ocorrências criminais registradas em cada região administrativa do DF e com a participação ativa da população. O programa reforça a integração operacional entre os órgãos do sistema de segurança pública – Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN/DF) – ao criar quatro Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) – Leste, Oeste, Sul e Metropolitana –, desdobradas em 31 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) .