27/05/2012 às 13:34

Taguatinga realiza ação contra dengue

Agentes de Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária realizam segunda e terça-feira ( 28 e 29) uma ação de identificação e eliminação de focos de dengue em pontos estratégicos no setor QI de Taguatinga Norte. Os técnicos se reunirão no Posto BR (QI 6), a partir das 9h, inspecionarão oficinas mecânicas, casas de materiais de construção e depósitos de recicláveis e terão o apoio da Agefis e Administração de Taguatinga.

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, o trabalho será realizado no setor de oficinas de Taguatinga Sul (CSG). O encontro dos técnicos será na Inspetoria de Saúde de Taguatinga Sul. Serão visitadas oficinas mecânicas e borracharias.

O trabalho de prevenção da dengue em Taguatinga é constante.Os índices de infestação são baixos, mas de acordo com Ereni Alves Garcia, coordenadora do Grupo Intersetorial de Planejamento das Ações de Combate e Controle da Dengue (Geiplan-dengue), existem pontos na cidade que oferecem mais riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, como oficinas mecânicas, borracharias e depósitos. “O trabalho dos agentes de saúde e de vigilância ambiental é importante, mas a participação da comunidade e dos empresários é fundamental para controlar a dengue na cidade”, diz a coordenadora.

A Regional de Saúde de Taguatinga registrou 196 casos de dengue de janeiro a maio deste ano. Destes  apenas 42 foram confirmados. Mesmo tendo baixos índices de infestação pelo mosquito – transmissor da febre amarela e da dengue, o Geiplan-dengue pretende incentivar ações permanentes para combate e controle da dengue. Técnicos da Dival e Agentes Comunitários de Saúde realizam um trabalho contínuo de orientação, busca, combate e controle do Aedes Aegypti em residências e prédios comerciais.

Em março foi realizado um grande mutirão para retirada de carcaças de veículos e aplicação de larvicida. Algumas oficinas foram notificadas e os agentes estão verificando se os empresários tomaram as medidas para controlar os focos do mosquito da dengue. Aqueles que não cumpriram as determinações serão autuados. Em abril o trabalho foi no Setor QNL. Moradores receberam informações sobre a dengue e orientação para preencher um cheklist, com diversas tarefas diárias (10 minutos, no máximo) para identificação e eliminação de focos.

O Geiplan-dengue de Taguatinga é formado por representantes da Regional de Saúde, Regional de Ensino, Conselho de Saúde, Diretoria de Vigilância Ambiental, Administração Regional, Agencia de Fiscalização (Agefis), Inspetoria de Saúde, entre outros.
 

Por Secretaria de Saúde