28/05/2012 às 23:47

Brasília, Cidade Parque

Jardim Botânico de Brasília faz parte do programa que tem o objetivo criar infraestrutura para os 68 parques do DF

Por Cinara Lima, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou na tarde desta segunda-feira (28) o decreto de adesão do Jardim Botânico de Brasília (JBB) ao programa Brasília, Cidade Parque. Com a iniciativa, a unidade de conservação receberá R$ 2,5 milhões para a pavimentação de uma via interna e o plantio de 87 mil mudas de espécies nativas do cerrado.

“Estamos destinando esse recurso para fazer uma série de benfeitorias. O Jardim Botânico é um espaço de enorme biodiversidade e temos que preservá-lo”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

A via interna, que abrange 5 km, receberá massa asfáltica e vai melhorar o deslocamento dos estudantes da Escola Classe Jardim Botânico.  “Na época de chuva eles sofrem com muita lama e, na época de seca, a poeira que sobe é muito prejudicial à saúde das crianças”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF (Semarh), Eduardo Brandão.  As 87 mil mudas irão recompor uma área do parque atingida por incêndios em 2011.

O Programa Brasília, Cidade Parque, instituído pelo Decreto nº 32.981 em junho do ano passado, tem como objetivo criar infraestrutura para os 68 parques do DF e é um exemplo de ações realizadas com recursos de compensação ambiental e florestal, que são gerenciados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

A compensação florestal é concedida quando há remoção de árvores para a construção de um empreendimento. Cabe ao Ibram cobrar os empresários responsáveis de acordo com cada unidade retirada. A compensação ambiental é uma retribuição pelo impacto causado pelos empreendimentos, como a poluição. Ela pode ser feita, por exemplo, com o investimento na criação, manutenção e implantação de unidades de conservação.

Revitalização – No último sábado (26), a população que frequenta o JBB foi contemplada com a revitalização dos Jardins Japonês e de Contemplação, além da instalação de um novo sistema de sinalização.

Nos dois locais serão realizadas atividades e programas da gerência de educação ambiental, projetos de pesquisa e lazer orientado.

O jardim é inspirado nas linhas e arquitetura oriental, o que transmite tranquilidade e um ambiente adequado à meditação e contemplação das belezas naturais do JBB.