28/05/2012 às 20:53

Pesquisa do GDF orientará políticas para crianças e adolescentes

Levantamento indica que maioria de crianças e jovens estão nas famílias mais pobres

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília

A cada dez moradores do Distrito Federal, dois são crianças e um terceiro, adolescente. A cidade com maior concentração de crianças é Brazlândia. Já Recanto das Emas lidera em percentual de adolescentes. Os números estão no relatório “O diagnóstico Retrato da infância e da adolescência no Distrito Federal”, que a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) elaborou, a partir do Censo de 2010. 

 

18,6% 10,2%

É o número

de crianças

no DF

 

É o número

de adolescentes

no DF

Fonte: Codeplan

O levantamento faz parte da reorientação do Governo do Distrito Federal a partir de 2011, e da nova linha de estudos da Empresa, para diagnosticar e avaliar as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

O estudo apresenta uma análise de indicadores demográficos, educacionais, de extrema pobreza, de situação de trabalho e responsabilidade pelo domicilio, e de violência e medidas socioeducativas. Em 2010, por exemplo, 3,45% das pessoas com idade entre 10 e 13 anos trabalhavam – o que configura trabalho infantil, proibido por lei. Um outro dado chama ainda mais a atenção: nessa mesma faixa etária, 0,8% era responsável pelo domicílio onde morava.

De acordo com o diretor de Estudos e Políticas Sociais da Codeplan, Osvaldo Russo, as localidades onde a renda é mais alta tendem a envelhecer mais, enquanto regiões mais pobres, excluídas pelas políticas públicas distritais praticadas na década passada, acabam tendo um número maior de crianças e adolescentes.

“Quarenta e cinco por cento das pessoas em situação de extrema pobreza são crianças”, alerta Osvaldo Russo. “A nossa gestão começou, já no ano passado, a se mobilizar para que essa realidade seja modificada”, completa.

A Codeplan localizou ainda 7% das crianças vivendo em áreas consideradas subnormais. São aglomerados de residências precárias, erguidas em áreas irregulares e que, por isso, recebem pouca assistência do Estado.

DF Sem Miséria – Para mudar essa realidade, o Governo do Distrito Federal lançou no ano passado o plano DF Sem Miséria, para tirar 46 mil famílias da situação de extrema pobreza (quando a receita mensal, incluindo salários e benefícios do Bolsa Família, é inferior a R$ 100 por pessoa). O GDF oferece, desde janeiro, um complemento na renda e a inserção em programas de capacitação profissional.

O diretor de Estudos e Políticas Sociais Osvaldo Russo acredita que a partir do final deste ano será possível ter uma noção dos resultados desse modelo. A Codeplan tem realizado acompanhamentos constantes, a partir de outras pesquisas, que mostram a situação de cada região administrativa, como a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD). Esse detalhamento possibilita que o GDF insira com mais efetividade os programas de ascensão social.

Educação – Outro ponto que trará bons frutos para a elevação social dos moradores do DF, de acordo com Osvaldo Russo, será a construção de creches públicas, que possibilitarão que as mães possam deixar seus filhos em segurança enquanto trabalham.

“A construção de creches é um direito das mães, que precisam trabalhar, e das crianças, que desde cedo podem ir para a escola”, conclui.

A construção de novas unidades socioeducativas – responsáveis pela recuperação de jovens infratores – também é elogiada, já que descentralizará o atendimento e aperfeiçoará as políticas de recuperação dos jovens. Modelo contrário ao utilizado hoje e que está sendo abolido pelo atual governo.
 

LAGO SUL BRAZLÂNDIA RECANTO DAS EMAS
menor percentual de crianças maior percentual de crianças maior percentual total de crianças e adolescentes
11%   22,1%   34,9%
Fonte: Codeplan

.

Confira abaixo a pesquisa completa.