29/05/2012 às 20:45, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Imóveis ocupados pelo GDF serão catalogados

Medida objetiva racionalizar o uso de prédios públicos e avaliar a necessidade de contratação de serviços de vigilância e limpeza

Por Secretaria de Planejamento

Foi instituído nesta terça-feira (29), na Secretaria de Planejamento, um grupo de trabalho destinado a identificar todos os imóveis ocupados pela administração direta do Governo do Distrito Federal. O objetivo é racionalizar o uso dos imóveis públicos, sejam eles próprios ou alugados, e quantificar as reais necessidades de contratações de serviços terceirizados de vigilância patrimonial e de limpeza.

Segundo o secretário, o patrimônio do GDF precisa ser bem cuidado para servir ao seu objetivo maior de atender à população. “Até então o governo não possui essas informações de maneira centralizada. Com esse grupo de trabalho queremos constituir um grande banco de dados e saber onde e como estão sendo utilizados esses bens”, informa.

O trabalho do grupo, formado por técnicos da Gerência de Arquitetura e por servidores da Coordenação de Fiscalização de Contratos da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), será dividido em cinco fases de pesquisa. A primeira será destinada à avaliação de um único contrato do governo que atende 250 localidades. “Nesse caso, o grupo vai avaliar a metragem das localidades e verificar como estão sendo utilizadas. Se há ou não espaços ociosos”, explica Roberto Gonçalves Duarte, subsecretário de Logística da Seplan.

Nas demais fases de trabalho serão feitas a catalogação do estudo, a apresentação técnica quantitativa dos serviços terceirizados e a avaliação do modelo de gestão patrimonial do governo. De acordo com Roberto Duarte, a pesquisa criará as bases do Novo Sistema de Gestão do Patrimônio Imobiliário Institucional e Funcional do Distrito Federal.