01/06/2012 às 00:24, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Catedral Metropolitana de Brasília completa 42 anos

Missa em ação de graças foi celebrada em comemoração ao aniversário da igreja que é um dos principais pontos turísticos de Brasília

Por Cinara Lima, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

 

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama Ilza Queiroz, participou, na noite desta quinta-feira (31), da missa em ação de graças em celebração ao aniversário de 42 anos da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, de Brasília. A missa foi conduzida pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a igreja começou a ser construída em 1956 e foi inaugurada no dia 31 de maio de 1970. A catedral possui um conjunto arquitetônico composto por 16 colunas de concreto que são inspiradas na imagem de mãos postas em oração.

Três esculturas de anjos compõem a decoração interior da paróquia. Juntas, as esculturas pesam em média 200kg e são suspensas por um cabo de aço no interior da paróquia. Já a parte externa da Catedral exibe as imagens dos evangelistas, Lucas, João, Mateus e Marcos, além dos quatro sinos posicionados na entrada.

Na ocasião foi lançado, ainda, um guia turístico para os visitantes do monumento. Em 28 páginas, a publicação detalha a história de um dos principais pontos turísticos de Brasília e descreve a estrutura interior da igreja, a exemplo das obras de arte.