11/06/2012 às 12:00

Dia Nacional da Asma tem programação variada

Programa de Atendimento ao Paciente Asmático promove ações como palestras e caminhadas. O DF conta com 33 centros de referência

Por Secretaria de Saúde

Em 21 de junho é comemorado o Dia Nacional da Asma. Para marcar a data, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde (SES), promove até o próximo dia 29 uma série de atividades em várias regiões administrativas do DF. A programação, organizada pelo Programa de Atendimento ao Paciente Asmático, inclui palestras educativas e caminhada no Parque da Cidade.

A próxima atividade será no dia 11, às 9h, no Posto de Saúde Urbano 2, de São Sebastião. No período de 22 a 29 de junho, será realizada a VIII Semana de Combate à Asma com palestras educativas nos centros de referência do programa. A solenidade de abertura será no próximo dia 22, às 9h, no Grande Auditório do Hospital de Base, com a presença de autoridades da SES e de coordenadores dos centros de referência do Programa de Asma. Para o dia 24, está marcada a VIII Caminhada dos Asmáticos, às 9h, no Parque da Cidade, em frente à administração, estacionamento 12.

A coordenadora do Programa de Asma da SES, Marta Guidacci, explica que o número de casos vem crescendo, adquirindo dimensões de um problema de saúde pública. “Estima-se que 20% da população mundial sejam portadores de asma. É a doença crônica na infância de maior prevalência, após a desnutrição”, acrescenta.

Segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), em 2004, a asma representou a terceira causa de hospitalização pelo SUS, responsabilizando-se por 396 mil internações em todo o país. Mesmo com os avanços científicos, 3 mil pessoas morrem pela doença anualmente no Brasil. Em 1999, a Secretaria de Saúde iniciou o Programa de Atendimento ao Paciente Asmático do DF. Atualmente, existem 33 centros de referência do Programa de Asma distribuídos em todo o DF.

A redução no percentual de internações por asma no DF, segundo Marta, reflete o resultado da ampliação de ofertas de serviços (disseminação dos centros de referência do Programa de Asma) e da oferta de medicamentos para a clientela, com benefícios para o sistema de saúde do DF e de seus usuários.