13/06/2012 às 21:01, atualizado em 17/05/2016 às 14:27

Investimento em qualidade de vida

Na série de entrevistas com administradores regionais, José Bolivar da Rocha Cruz Leite destacou à AGÊNCIA BRASÍLIA os investimentos que o Governo do Distrito Federal tem feito na infraestrutura de Brazlândia

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

A renovação da malha asfáltica, a construção de uma creche para atender 400 crianças, a instalação de pontos de encontro comunitário e a reforma e ampliação de praças, são algumas das obras listadas pelo administrador Regional de Brazlândia Bolívar Rocha. Além disso, o administrador, que mora na cidade há mais de 20 anos, fala das iniciativas voltadas para a qualificação profissional de moradores da cidade. 

1  – Qual é o balanço de ações realizadas na cidade?

Brazlândia recebe melhorias, começando pela entrada da cidade, que está sendo revitalizada com ajardinamento, calçadas, rampas de acessibilidade e restauração dos três pilares que representam as famílias pioneiras. Na parte interna, foi realizada a troca de asfalto em diversos pontos. Há muito tempo, só era feita a operação tapa-buracos, mas com a chegada da chuva as vias ficavam esburacadas, oferecendo risco aos usuários. Para melhorar o trânsito nós também realizamos a duplicação da rua da quadra 12, onde passam os ônibus. Outra melhoria foi quanto à iluminação, que era muito precária e insuficiente para atender a população.  Para solucionar o problema, instalamos postes em quatro quilômetros de extensão na cidade, além de manutenção e troca de luminárias em outros pontos.

2 – Que outras providências foram tomadas?

Para oferecer lazer a população, foram instalados mais de 10 pontos de encontro comunitário (PECs) nas áreas urbana e rural. O Estádio Chapadinha, que apresentava problemas por falta de manutenção, está sendo reformado.  Outro compromisso atendido foi a construção de uma praça na quadra 34 da Vila São José. Esta era uma reivindicação antiga da comunidade. O espaço recebeu iluminação, PEC, anfiteatro, pergolado, parque infantil e campo sintético. A praça central do Incra 8 também recebe manutenção.

3 – Haverá a inauguração de uma creche pública na cidade. De que forma ela funcionará?

As mães esperavam esse auxílio do governo, pois elas precisam colocar seus filhos em creches para poderem trabalhar. Por isso, por meio de parceria com a Secretaria de Educação do DF, foi construída uma creche na quadra 45/55, na Vila São José, que atenderá 400 crianças de três a cinco anos. Essa é a primeira creche pública de Brazlândia. As crianças receberão café da manhã, almoço e lanche, além de educação com aulas didáticas e práticas. As inscrições já estão sendo feitas na própria escola e a inauguração deve acontecer no segundo semestre deste ano. Nós também estamos realizando estudos das áreas físicas de Brazlândia para que a Secretaria de Educação construa mais creches nos demais pontos.

4 – E quanto à qualificação profissional?

Nós queremos que a população consiga se qualificar para o mercado de trabalho e avançamos muito nesse sentido. Buscamos uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para oferecer capacitação gratuitamente à comunidade. Os moradores têm a oportunidade de fazer cursos com duração de 40 a 400 horas. São 11 opções contempladas pela parceria: Recepcionista em Meio de Hospedagem, Técnicas de Decoração com Frutas e Legumes, Petiscos e Comida de Boteco, Salgadeiro, Operador de Computador, Cabelereiro, Depilador, Manicure e Pedicura, Atendente de Lanchonete, Auxiliar de Confeiteiro e Merendeira. As aulas são ministradas em quatro carretas do Senac. Para se inscrever, o interessado pode se dirigir à Gerência Social, das 8h às 16h. Também pode obter mais informações ligando para 3479 8036.

5 – O que mais está sendo feito nesse sentido?

Nós também buscamos parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) para oferecer cursos técnicos de qualificação à comunidade. Isso é importante porque Brazlândia está a 50Km de distância do Plano Piloto e as pessoas não precisarão se deslocar para buscar qualificação. A previsão é de que as obras para a construção da escola comecem no segundo semestre do ano.

6 – Uma das principais reivindicações da população era quanto à revitalização do Balneário Veredinha. O que está sendo feito?

Hoje, nós temos a licença do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e aprovação do projeto para a revitalização do Balneário Veredinha. O local já recebeu limpeza e estamos licitando a reforma. A revitalização do espaço é um grande sonho da comunidade, que terá um local bonito para passear com a família e praticar atividades de lazer. Lá, serão construídos parquinho, salão comunitário, auditório, campo de futebol, PEC, e outros equipamentos públicos.