Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
14/06/2012 às 18:29, atualizado em 12/05/2016 às 17:54
Codeplan apresentou a 27ª região administrativa da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios. Ainda faltam Lago Sul, Plano Piloto e SIA
Uma família do Lago Norte ganha, em média, R$ 14.565 por mês. Já a renda per capta é de R$ 5.031. Os dados são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), organizada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e apresentados nesta quinta-feira, 14 de junho. Com esses valores, a região passa a ser a de maior renda do DF pesquisada até agora.
O Lago Norte conta com uma população de 32.379 habitantes, com predominância feminina (52,4%). Mais da metade dos moradores, 63,1% , têm o ensino superior completo. Em relação à atividade, o Lago Norte tem 47,9% da população empregada no serviço público. A região só perde para o Sudoeste, que tem 55,4%. No comércio, trabalham 9,3% e na construção civil, 2,4%.
O presidente-interino da Codeplan, Salviano Guimarães, atribui a alta renda do Lago Norte à população com faixa etária elevada – mais da metade, 56,4%, da população da região está acima dos 25 anos e 19,8% tem mais de 60 anos. As crianças e adolescentes não chegam a 10%. “A gente percebe que o Lago Norte tem uma população mais estável do ponto de vista da faixa etária e escolar”, declarou Salviano Guimarães.
A região tem índices considerados muito positivos em termos de serviços prestados à população: 97% dos moradores contam com rede de abastecimento de água; 99,4% têm algum tipo de tratamento do esgoto e 100% do lixo é recolhido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). “É uma região com serviços muito bem prestados”, ressaltou o presidente-interino.
Mudança – Até o início dos anos 2000, a população se distribuía, basicamente, em casas. Com o crescimento do Centro de Atividades (CA), nos últimos cinco anos, a realidade do Lago Norte mudou bastante. A renda domiciliar e per capta, apesar de serem altas, diminuíram. Assim como também diminuiu o número médio de moradores por domicílio.
O administrador-interino da região, Edio Gleisser Gondim, acredita que a baixa dos números está ligada à independência financeira de uma geração de jovens que tem deixado a casa dos pais e ainda não tem condições de viver em casas no bairro onde foi criada. “O crescimento populacional se concentra no CA, onde vivem, em sua maioria, pessoas solteiras ou casais sem filhos”, afirmou.
Histórico – A PDAD está sendo feita nas 30 regiões administrativas do DF desde 2010. O Lago Norte é a 27ª região a ser pesquisada. Dados sobre o Lago Sul, Plano Piloto (RA Brasília) e Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), as últimas regiões da pesquisa, estão em fase de coleta. Até agosto, a Codeplan terá dados sobre todo o DF.