21/06/2012 às 17:00, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Comitiva cubana conhece iniciativas do GDF

Autoridades do país caribenho e representante da embaixada cubana conheceram e aprovaram experiências do GDF para estimular o empreendedorismo

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu, na manhã desta quinta-feira (21), no Palácio do Buriti, a visita da Comissão Central de Cuba. Formada por quatro integrantes, a comitiva articulou o encontro para conhecer referências locais em projetos de incentivo ao empreendedorismo individual, à agricultura familiar e à micro e pequena empresa. A Assessoria Internacional do GDF intermediou o encontro.

Os representantes buscam no Brasil subsídios para atualizar o modelo econômico do país caribenho. Eles conheceram experiências bem-sucedidas das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, e de Trabalho, além do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Na abertura do evento, o secretário de Governo, Gustavo Ponce, ressaltou a importância de interações como essa na redução da desigualdade social no mundo. Para ele, o interesse dos cubanos foi motivado pelas mudanças vividas no país deles e pelo destaque brasileiro no setor de empreendedorismo.

“Cuba está passando por uma transformação em sua economia e quer dinamizar as políticas por meio do incentivo ao trabalho autônomo, ao empreendedorismo individual”, disse o secretário. “O Brasil, por sua vez, vem desenvolvendo ações nessas áreas nos últimos 15 anos. Os dois países têm desafios em comum e a troca de experiências acrescenta para ambos”, completou.

Foram expostas aos cubanos iniciativas como concessão de crédito a pequenas empresas e microcrédito a empreendedores de baixa renda, incentivo ao empreendedorismo individual e à agricultura familiar, além de ações de capacitação profissional para a Copa do Mundo de 2014.

Satisfação – Os integrantes da comitiva ficaram satisfeitos com a visita e reafirmaram a intenção de estreitar o vínculo com o GDF. “Recebemos muitas informações úteis para avaliar a possível aplicação em Cuba, de acordo com as características individuais do país”, afirmou o terceiro secretário para Assuntos Econômicos e Comerciais da Embaixada de Cuba no Brasil, Roberto Martinez.

Na Comissão Central de Cuba estavam, ainda, o chefe da Comissão de Implementação e Desenvolvimento, Roberto Perez; a chefe da Comissão de Energia, Transporte, Indústria e Serviço, Deysi Abreu; e o diretor de Produção do Ministério da Agricultura, Julio Martinez.