11/07/2012 às 13:35

Começa a recuperação do canal Santos Dumont

Representantes da empresa que fará o projeto de recuperação do canal do Núcleo Rural Santos Dumont estiveram ontem em Planaltina-DF para conhecer a região e identificar, de imediato, possíveis pontos de recuperação. O estudo será feito pela empresa HD Planejamento e Consultoria, do Rio de Janeiro, contratada por meio do Projeto de Cooperação Técnica da Sudeco/Ministério da Integração Nacional.

Além de um estudo, a empresa deve apresentar em 90 dias o projeto de recuperação do canal. Há mais de 25 anos, quando foi construído, o canal resolveu o problema dos produtores rurais da região, mas hoje, em função dos desgastes naturais do tempo, estima-se que 50% da água captada na tomada d’água se perde até chegar ao destino final: o produtor rural.

A recuperação do canal, que abastece mais de 150 famílias de produtores rurais, é uma reivindicação da Associação dos Usuários de Água do Canal Santos Dumont (Assuágua), que há anos sofrem com problemas de escassez de água na estação seca devido às infiltrações, vazamentos laterais e comportas destruídas. Os problemas se intensificaram com a captação de água pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) para abastecimento da população de Planaltina e de Sobradinho utilizando as águas do ribeirão Pipiripau, o que resulta na redução de água para irrigação e em perdas das lavouras.

Com a realização futura das obras e a eliminação das perdas por infiltração, estima-se que a Caesb poderá dispor de água em quantidade suficiente para abastecer cerca 80 mil pessoas daquelas cidades. Participaram da visita, também, representantes dos órgãos que compõem o grupo de trabalho, coordenado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), acompanhados de técnicos da Emater-DF, IICA, Caesb, administração de Planaltina e de produtores rurais da região.

Parceria – A iniciativa da Seagri-DF, em parceria com o Ministério da Integração Nacional por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), tem como foco apoiar o produtor rural e promove políticas de desenvolvimento sustentável. A recuperação de canais de irrigação é uma das principais ações da Seagri para incentivar a produção agrícola com eficiência no uso de água e elimina perdas no sistema de abastecimento para irrigação, o que contribui para o uso racional desse recurso natural no DF.

O trabalho integra o Programa Produtor de Água Pipiripau – DF, desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), Seagri-DF, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Caesb, Universidade de Brasília (UnB), The Nature Conservancy (TNC), Fundação Banco do Brasil, Banco do Brasil e Serviço Social da Indústria (Sesi), no qual o Núcleo Rural Santos Dumont está inserido.

Por Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural