16/07/2012 às 22:24, atualizado em 17/05/2016 às 14:39

Agnelo Queiroz conhece infraestrutura hoteleira de Dubai e investimentos no setor de Turismo

 Governador encerra agenda nos Emirados Árabes e segue para Cingapura, onde vai conhecer soluções de planejamento urbano e transporte

Por Secretaria de Comunicação Social

 O governador Agnelo Queiroz e a comitiva do GDF conheceram na manhã de hoje, em Dubai, nos Emirados Árabes, a infraestrutura hoteleira da região. Agnelo Queiroz visitou vários empreendimentos que representam o forte investimento realizado no turismo da cidade na última década, especialmente em sua rede hoteleira, integrada por cerca de 150 hotéis de diferentes categorias. Os investimentos foram resultado da decisão do governo dos Emirados Árabes em sair de uma economia baseada no comércio e dependente do petróleo para uma com foco nos serviços e orientada para o turismo.

O incremento na infraestrutura do setor, que incluiu a ampliação e modernização de aeroportos, do sistema de transporte e do comércio – Dubai tem cerca de 50 shoppings e inúmeros mercados tradicionais –, transformou o turismo em uma das principais receitas do país, que recebe visitantes de todo o mundo em busca de oportunidades de negócios e lazer. “Igualmente surgida sobre o nada e marcada por uma arquitetura diferenciada, assim como Brasília, acredito que Dubai pode contribuir com boas ideias para o desenvolvimento econômico do DF”, comparou o governador. “Com a proximidade dos eventos internacionais, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, temos que capacitar nossa cidade para receber o grande número de turistas que irá visitá-la e que, além dos jogos, vão querer conhecer nossas atrações e opções de lazer”, explicou o governador.

Um dos empreendimentos visitados por Agnelo Queiroz foi o Atlantis, the Palm, um resort hotel inaugurado em 2008 na localidade de Palm Jumeirah. Com 1.539 quartos e arquitetura marcante, ele oferece em seu complexo uma diversidade de atrações, como parque aquático, centro de convenções, restaurantes e lojas. Um dos destaques, que o governador teve oportunidade de visitar, é seu imenso aquário, com 65 mil peixes, que impressiona pelo volume e diversidade de espécies.

Em Dubai, Agnelo Queiroz também conferiu a eficiência do sistema metroviário. Para melhor atender os visitantes, o metrô de Dubai – a primeira rede de trens urbanos da Península Arábica – foi uma das soluções encontradas para reduzir congestionamentos e melhorar a mobilidade de turistas e habitantes da cidade. O sistema, um dos mais modernos e confortáveis do mundo, tem em seu plano 75km de trilhos e 47 estações, 38 delas acima do solo e nove no subsolo. Todas as estações têm conexões de ônibus.

À noite, o governador embarcou para Cingapura, onde permanecerá pelos próximos três dias. Entre outros compromissos, a comitiva vai conhecer o Centro de Desenvolvimento Econômico Iskandar e a Agência Nacional de Águas, além de detalhes sobre o planejamento urbano e a administração do transporte integrado de metrô, ônibus e táxis. A viagem passa ainda pela China, Alemanha e Itália.

Missão – A missão internacional tem como objetivo conhecer as melhores experiências em soluções tecnológicas, sustentáveis e de crescimento econômico que possam ser desenvolvidas em nossas cidades e, ao mesmo tempo, divulgar as potencialidades do Distrito Federal e os inúmeros aspectos positivos para os empreendedores interessados em investir na nossa região.

Além do governador, integram a comitiva os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; o porta-voz, Ugo Braga; a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine; os presidentes da Terracap, Antônio Carlos Lins, e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Kock; e o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Vinícius Benevides. Também acompanham o governador Agnelo Queiroz na missão o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício, e o deputado distrital Cristiano Araújo, além do presidente da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), Antônio Rocha. Dentre as ações previstas estão: assinatura de acordos de cooperação, visitas técnicas, palestras do próprio governador para investidores e encontros políticos com ministros e embaixadores do Brasil nos países.