17/07/2012 às 00:00, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

GDF e Conselho Regional de Administração assinam acordo

Parceria beneficiará pequenos empresários e prestará orientações sobre gestão de negócio e linhas de financiamento

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira

Com o objetivo de fortalecer os microempresários, o GDF, por meio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária do Distrito Federal, assinou nesta segunda-feira (16) à tarde, acordo de cooperação técnica com o Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF). O documento, firmado no plenário do Conselho Federal de Administração (CFA), é voltado para o apoio e o fomento do desenvolvimento econômico, orientação e divulgação do microcrédito produtivo e de outras linhas de financiamento.

“O acordo entre o governo e o conselho é para fazer crescer a ação das microempresas e consolidar a parceria entre a secretaria e a autarquia”, esclarece o presidente do CRA-DF, Carlos Alberto Ferreira Júnior.

Segundo dados do conselho, aproximadamente 40% das novas empresas têm em média cinco anos de vida. “A empresa abre, mas não tem noção de gestão e por isso fecha as portas”, lamenta Ferreira. O presidente ainda aponta outros fatores como causa para o fechamento dos estabelecimentos como fluxo de caixa, imposto e falta de capacitação. “A gente precisa repor esse erro histórico”, analisa.

O secretário de Micro e Pequena Empresa, Raad Massouh, representou o governador em exercício Tadeu Filippelli na cerimônia. Ele informou que o impulso para formalizar o acordo se deve à grande renda gerada pelas microempresas. “Aproximadamente 75% da renda do GDF vem desse segmento. A intenção do acordo é resgatar a credibilidade e a confiança do microempresário”, aponta Raad Massouh.

A solução, de acordo com o documento, está na Tenda do Empresário. Projetada para ser o carro-chefe do programa Minha Empresa, Minha Vida, a iniciativa será levada a todas as regiões administrativas e prestará assistência aos empresários. “As consultorias serão em melhoria de gestão, finanças, controle, custos, contabilidade, compras governamentais, além de aproximar o empresário dos bancos – que terão estandes no local”, acrescenta Raad. As secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Econômico e administrações regionais também terão espaços para atendimento.

Os cursos oferecidos pela Tenda do Empresário serão ministrados gratuitamente aos interessados. “A gente entra com a experiência e o empresário entra com a necessidade”, completa o presidente do CRA-DF. A partir de 1º de novembro, a estrutura ficará entre 40 e 50 dias nas localidades. “Ainda este ano, duas cidades serão contempladas: Sobradinho 1 e 2 e o Polo de Modas do Guará”, assegura Raad Massouh.

O secretário afirma que depois de passar por todas as regiões administrativas do Distrito Federal, a Tenda do Empresário se instalará definitivamente na Rodoferroviária. “Após assistir todas as cidades, o empresário já saberá onde encontrar um ponto fixo do programa. Essa será uma das etapas de conclusão e firmamento do projeto”, planeja o secretário. O atendimento nas tendas itinerantes será de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h; e no sábado, das 8h30 às 14h30.

Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura do acordo o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Sebastião Luiz de Mello; o secretário de Assuntos Estratégicos, Newton Lins; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Luciano Menezes de Abreu, entre outras autoridades.