19/07/2012 às 23:06, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Síndicos recebem diploma de curso de formação

Próximos cursos da Escola de Gestão Comunitária serão dirigidos a zeladores. Também haverá nova turma para síndicos

Por Cinara Lima, da Agência Brasília

Depois de promover várias reuniões entre síndicos e lideranças comunitárias do Plano Piloto e verificar que os problemas e dificuldades enfrentadas são recorrentes, a Administração de Brasília criou a Escola de Gestão Comunitária para atender lideranças comunitárias, prefeitos de quadra e síndicos. O objetivo é promover formação e levar conhecimento prático para pessoas que lidam com funções relacionadas à convivência comunitária.

O primeiro curso ministrado no auditório da Administração de Brasília, direcionado aos síndicos, teve 120 inscritos de várias cidades do Distrito Federal. Devido ao grande número de inscritos, foi formada uma turma com 50 pessoas que assistiram, durante seis sábados consecutivos, das 8h às 12h, a palestras que trataram de temas como contabilidade, construção em área tombada, relacionamento com os órgãos do GDF, entre outros.

O curso certificou 50 síndicos do Plano Piloto, Octogonal, Cruzeiro, Samambaia, Águas Claras e Sobradinho, que receberam diplomas no último dia 14.

“A ideia foi fruto de diálogos estabelecidos com os síndicos. Com o tempo, observamos que os problemas eram os mesmos: dificuldade com administração, normas arquitetônicas e de urbanismo, problemas de contabilidade e de relacionamento com vizinhos e comerciantes”, pontuou o administrador de Brasília, Messias de Souza.

A Administração de Brasília realizou o curso em parceria com Conselho Regional de Contabilidade, a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Distrito Federal (OAB-DF), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Polícia Militar do DF (PMDF), CEB, Caesb, SLU, entre outros órgãos do GDF. As aulas foram ministradas no auditório da Administração.

Para a presidente do Conselho Comunitário da Asa Norte, Maria das Graças Borges, a iniciativa melhorou sua atuação como síndica. “Eu fiz ocurso porque também sou síndica. Achei excelente e melhor ainda pelo curso ter atendido outras cidades do DF. Os problemas ocorrem no Brasil inteiro, sempre com mesmo conteúdo”, avaliou.

“O curso foi bem ministrado na área contábil, e a participação do governo nas palestras foi importante para sabermos como agir aqui no Plano Piloto, que é tombado. Aprendi detalhes sobre outras coisas como liberação de alvará para construção de salão de festas”, explicou Maria das Graças.

Para o síndico do bloco A da SQN 110, Delvo Coelho, na função há três anos e meio, o curso esclareceu muitas dúvidas. “É uma área carente, pois não temos uma formação específica. Tivemos palestra com pessoas muito bem selecionadas”, afirmou Coelho.

Outros cursos:
Mais dois cursos de formação serão oferecidos pela Escola de Gestão Comunitária. O dirigido a zeladores ocorrerá dos dias 18 a 25 de agosto. Já o de síndicos será realizado entre os dias 15 de setembro e 27 de outubro.

O curso de formação para zeladores, também destinado a porteiros, tratará de temas como segurança predial, relações interpessoais, destinação de resíduos sólidos e relação com órgãos do GDF.

Já formação direcionada aos síndicos abordará temas como legislação de condomínios, mediação de conflitos, contabilidade aplicada aos condomínios, relações interpessoais, entre outros.

Serviço:
Curso de formação para zeladores Data: 18 e 25 de agosto (sábados) a partir de 8h30 no Auditório da Administração Regional de Brasília.
Curso de formação para síndicos Data: 15, 22 e 29 de setembro, 6, 20 e 27 de outubro (sábados) a partir de 8h30no Auditório da Administração Regional de Brasília