20/07/2012 às 12:00

Autorização Digital facilita processo de doação de órgãos

Secretaria de Saúde libera formulário na internet

Por Secretaria de Saúde

 A partir deste sábado (21), a Secretaria de Saúde do DF disponibilizará o formulário para autorização de doação de órgãos. A Autorização Digital deve facilitar os procedimentos e ampliar o aproveitamento de órgãos em pacientes com morte cerebral. Até então, o formulário, que deve ser preenchido e assinado por familiar do paciente, precisava ser retirado na Central de Transplantes da Secretaria de Saúde.

“Agora, o parente de paciente com morte cerebral vai poder tirar o formulário na internet, estando em qualquer parte do mundo. Ele pode preencher e enviar também pela internet ou por fax, agilizando o transplante de órgãos”, explica o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.  

O Distrito Federal é o primeiro colocado no ranking nacional em transplantes de coração e o segundo no transplante de córneas. A medida deve melhorar ainda mais os índices. No primeiro trimestre, 60 pessoas com morte cerebral foram consideradas potenciais doadoras, mas apenas 14 puderam doar os órgãos. Em alguns casos, há dificuldades em localizar a família a tempo para autorizar a doação.  

A situação hoje – De janeiro a junho, foram feitos 272 transplantes em Brasília, sendo 199 de córneas, 47 de rim, 17 de fígado e 9 de coração. Ainda assim, 888 pacientes aguardam na fila à espera de um órgão.