20/07/2012 às 20:33

Festival Internacional de Teatro reúne diversidade das artes

Primeiro fim de semana do Cena Contemporânea tem programação extensa

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília

No primeiro fim de semana do festival Cena Contemporânea, seis dos sete palcos de apresentações espalhados pela cidade exibem experiências nacionais e internacionais, da comédia ao drama e da ode à dança.

Até o dia 28, no Espaço Petrobras, no Museu da República, a partir das 19h, o grupo argentino-alemão BiNeural-MonoKultur convida o público para interação com Outra Frequência, audio-performance para dois. Uma dupla de espectadores, transformada em atores, é convidada a passar por diferentes vivências sonoras e virtuais apenas com o uso de fone de ouvido e um aparelho MP3. O público assiste, do lado de fora, a uma coreografia compreendida apenas pelos dois amadores.

Diretamente da África do Sul para os palcos do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a companhia Magnet Theatre apresenta hoje (20) e amanhã (21), às 21h, e domingo, às 20h, o espetáculo Every Year, Every Day, I’m Walking. Sob direção de Mark Fleishman, a peça baseia-se em registros de processo terapêutico realizado com crianças refugiadas em Joanesburgo e traça histórias dramáticas dos menores abordados.

Villa y Discurso, do chileno Guilhermo Calderón, monta dois programas em um só. Em Villa, o enredo mostra três mulheres que discutem alternativas para remodelar Villa Grimaldi, o principal centro de tortura de Pinochet. Já no segundo ato, Discurso, a presidenta Michelle Bachelet é representada por três mulheres em fictício discurso de despedida. A peça pode ser vista hoje e amanhã, às 20h, e domingo, às 19h, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, do Shopping Iguatemi.

A Sala Martins Penna acende as luzes nesta sexta-feira e também sábado, às 21h, para o espetáculo colombiano EnOtraParte, da fundação L’Explose, dirigido pelo coreógrafo Tino Fernández. Por meio de dança misturada à cênica, Fernández procura o conceito de identidade. Os atores bailarinos demonstram como é se sentir estrangeiro na sociedade contemporânea.

De amanhã até segunda-feira (23), no Teatro II, do CCBB, o mineiro Vanilton Lakka explora a anatomia humana em O corpo é a mídia da dança? – Outras partes. O objetivo do espetáculo é fazer dança em vários suportes e formatos e provocar questionamentos como: em que corpo é possível produzir dança hoje?

O Teatro Goldoni, na Casa D’Itália, recebe, sábado e domingo, às 21h30, a encenação brasiliense A carne do mundo, da Cia. B de Teatro. A diretora Mariana Botelho convoca os atores brasilienses Spergio Sartório e Giselle Nirenberg para reproduzirem o recorte da vida de um homem e uma mulher com seus desejos e perversões, sob a ótica das relações cotidianas.

Música – Paralelamente às apresentações nos palcos dos teatros, o roteiro do Cena Contemporânea também inclui atividades musicais na Praça do Museu da República.

Hoje, às 22h, o Cena Criolina apresenta a Festa Latina, um baile suingado ao redor dos países vizinhos. Amanhã, também às 22h, Festa Brasil, uma celebração à nossa cultura com ritmos brazucas. A programação musical retorna na quarta-feira (25), com shows da cantora Paula Lima, Ilê Aiyê e DJs convidados.

As atividades formativas, como oficinas, palestras, rodas de debates, e valores dos ingressos e classificações indicativas podem ser conferidas no site do festival: http://www.cenacontemporanea.com.br/2012/