20/07/2012 às 21:48

GDF e Unesco firmam parceria pela valorização de Brasília

Acordo contribuirá com a divulgação do potencial turístico da cidade no Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural Mundial

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Mary Leal

A Secretaria de Turismo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) firmaram nesta sexta-feira (20) um Acordo de Cooperação Técnica para promover Brasília como destino turístico cultural. O objetivo é valorizar o título de Patrimônio Cultural Mundial, conquistado pela capital há 25 anos.

O acordo será válido por 30 meses e prevê a realização de ações de preservação e divulgação dos atrativos de Brasília para o país e o mundo. As ações envolverão diversos órgãos do Governo do Distrito Federal para aprimorar o turismo, além de setores como arquitetura e urbanismo, educação, lazer e cidadania.

A ideia é que a cidade seja reconhecida não apenas como destino cívico e de turismo de negócios, mas também por seu potencial cultural. “Além de ser a única cidade moderna reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, Brasília possui a maior área preservada do mundo. Precisamos saber lidar com nossas particularidades”, destacou o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

Outra preocupação do acordo é o reconhecimento dos próprios brasilienses em relação à importância do título conferido à cidade. Para isso, serão trabalhados conteúdos que realcem o potencial cultural em ambientes como, por exemplo, as escolas.

Para o representante da Unesco no Brasil, Lucien Muñoz, a entidade poderá, por meio do acordo, colaborar para difundir e otimizar o turismo em Brasília. “Em uma primeira dimensão, vamos ajudar com a manutenção do título de patrimônio, o que é bom não apenas para a imagem e as raízes da cidade, mas também para a economia”, avaliou.

Integração entre sítios preservados – O acordo de cooperação técnica também prevê ações integradas com os outros 18 Patrimônios Culturais Mundiais no Brasil. Um dos objetivos é criar, por meio de parcerias, roteiros turísticos em diversas cidades, de forma que os turistas conheçam a cultura desses locais.

A Secretaria de Turismo terá acesso a experiências internacionais da Unesco em sua rede de sítios protegidos. Com isso, o DF poderá aprimorar suas práticas em comunicação com foco na preservação, produção de roteiros interpretativos e criação de projetos educativos e de soluções de sinalização e acessibilidade.

Turismo cultural – Para se estabelecer como destino cultural, Brasília terá que aprimorar alguns aspectos apontados pelos técnicos responsáveis pela elaboração do Projeto de Cooperação. Entre eles sensibilização e capacitação no segmento turístico, qualificação dos atrativos culturais – como roteiros interpretativos e programas de visitas – e regularidade na oferta de atrativos culturais.

Melhorias na sinalização e divulgação dos pontos turísticos, reparos em espaços culturais para comportar maior fluxo de visitantes e mobilidade urbana para percursos a pé e com bicicletas também são metas do projeto.