20/07/2012 às 17:45

Samu inaugura unidade em Taguatinga

Estrutura na QNG 8 tem acesso às principais vias da cidade

Por Secretaria de Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu) com a Administração Regional de Taguatinga, inaugurou nesta sexta-feira (19), uma base do Núcleo de Atendimento Pré-Hospitalar na cidade. A nova estrutura fica no setor QNG 8, Área Especial 19, e substitui a antiga sede, que não tinha mais condições para abrigar equipamentos, viaturas e profissionais.

O novo posto irá melhorar as condições de trabalho dos servidores do núcleo, pois facilita o acesso às principais vias da cidade. Qualquer tempo ganho é fundamental na recuperação de um acidentado.

O Núcleo de Taguatinga do Samu também é responsável pelas cidades de Águas Claras, Arniqueira e Vicente Pires. Para atender essas localidades, estão à disposição da população três ambulâncias básicas, uma avançada tipo UTI, um veículo de intervenção rápida e duas motolâncias. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores totalizam um quadro de 65 profissionais, que atuam diariamente na região no salvamento de vidas.

A cidade de Taguatinga é responsável por cerca de 3 mil atendimentos mensais do Samu, o que corresponde a 14% do total. O número coloca a cidade em segundo lugar no ranking de atendimentos realizados, ficando atrás somente de Ceilândia, que tem um percentual de 19% dos casos, em média.

O Samu do Distrito Federal é divido em sete núcleos: Taguatinga, Ceilândia, Brasília, Sobradinho, Gama, Samambaia e Guará. Para atender a sociedade são disponibilizados dois núcleos de aeromédicos (CBMDF e PRF), centros especializados nos hospitais de Base, e regionais do Guará e de Ceilândia. Os serviços de motolâncias e bikelâncias também auxiliam no Atendimento Pré-Hospitalar prestado pelo Samu 192-DF.