www.fazenda.df.gov.br), clicando no link IPVA em destaque" /> www.fazenda.df.gov.br), clicando no link IPVA em destaque">

25/07/2012 às 15:14, atualizado em 12/05/2016 às 18:05

No DF, cerca de 25% da frota ainda não quitou IPVA

Para regularizar eventuais pendências, basta acessar o site oficial da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.df.gov.br), clicando no link IPVA em destaque

Por Secretaria de Fazenda


. Foto: Mary Leal

O prazo para pagamento em dia da última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terminou em junho, e, segundo levantamento recente realizado pela Subsecretaria de Receita da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, por volta de 340 mil veículos ainda não quitaram o IPVA 2012, ou seja, possuem uma ou mais parcelas em aberto. O número acima corresponde, aproximadamente, a 25% do total da frota brasiliense – conforme a última contagem realizada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), no início de julho, que identificou mais de 1.360 mil veículos registrados.

O cálculo do imposto é foi feito com base no valor venal do veículo, indicado em tabela anual publicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE (a última consta no Diário Oficial da União de 28 de dezembro de 2011) sob alíquotas diferenciadas, conforme modelo/porte do veículo (exemplo: 3% para automóveis, 2% motos e triciclos e 1% caminhões). Os débitos do IPVA acumulados, referentes a 2011 ou a exercícios anteriores, somam R$ 285 milhões que deixaram de ser arrecadados pelos cofres públicos para serem reinvestidos em melhorias para a sociedade.

Os inadimplentes nessa situação já foram inscritos na dívida ativa. De acordo com o Detran-DF, a fiscalização de porte do Certificado do Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) começará em outubro, e a emissão do documento está condicionada à quitação do IPVA.

Para regularizar eventuais pendências, basta acessar o site oficial da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.df.gov.br), clicando no link IPVA em destaque e, munido dos dados do veículo, solicitar a reimpressão dos boletos. Os postos do Na Hora também estão autorizados a realizar a emissão, para posterior pagamento nos bancos conveniados.