06/08/2012 às 22:18

Núcleo Rural Rio Preto promove semana da tecnologia

Região ostenta maior produtividade nacional de milho, feijão e soja. Evento vai até o dia 21desse mês

Por

O núcleo rural Rio Preto, localizado na região administrativa de Planaltina, tem muito do que se orgulhar: as maiores produtividades de milho (13,2 mil kg/ha), feijão (3,3 mil kg/ha) e soja (4,5 mil kg/ha) do país são colhidas na região. Grãos, hortaliças, avicultura e suinocultura de corte e pecuária leiteira são os principais destaques da localidade, que recebe, desde o último domingo (5), a XV Semana da Tecnologia. O evento, realizado pela Associação dos Produtores Rurais do Rio Preto (Aprorp), tem o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e da Emater-DF. As atividades prosseguem até o próximo dia 21, com palestras sobre temas como agroenergia e lavouras tecnificadas de grãos; oficinas; encontros de produtores; campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos, entre outras atividades.

Para o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, a união dos produtores do Rio Preto é um exemplo para todo o Distrito Federal. “Além da Aprorp, temos aqui a Multiflor, que tem crescido bastante. A secretaria, com a Emater-DF e a Ceasa, estão aqui para apoiar a região em todos os sentidos”, observou Lúcio, que atuou no escritório da Emater-DF no Rio Preto. “Conheço de perto o trabalho e o valor dos produtores desta região”, acrescentou.

O presidente da Aprorp, Valci Canabarro, ressaltou a importância das inovações tecnológicas apresentadas durante o evento. “Graças ao alto índice de tecnificação, temos as maiores produtividades do país em algumas culturas. O setor agrícola do Distrito Federal movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano, o que comprova nosso peso econômico na região”, destacou.

A Emater-DF participou da abertura oficial da XV Semana da Tecnologia com um estande em frente à sede da Aprorp, onde ocorreu o evento. Mostra agrícola com os principais produtos da região — grãos, frutas e hortaliças —, artesanato rural, floricultura e produtos artesanais, como pães e biscoitos, puderam ser vistos e adquiridos pelos visitantes.