15/08/2012 às 20:55

Mais áreas rurais terão água potável

Caesb fornecerá serviço de abastecimento a alunos e funcionários de escolas públicas da área rural

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília

Cerca de 20 mil pessoas, entre alunos e funcionários de 70 escolas da rede pública de ensino da área rural, passarão a ter água potável fornecida diretamente pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Essa é uma das medidas de saneamento rural adotadas pela companhia para atender a população nessas regiões. Para isso, foram investidos, em 2011, cerca de R$ 3,5 milhões. Neste ano, são previstos mais R$ 4,2 milhões em obras de melhorias e ampliação dos sistemas para as zonas rurais.

A Secretaria da Educação e a Caesb estão, desde o início do ano, trabalhando em conjunto para acelerar a modernização do abastecimento. Atualmente, 34 escolas estão em processo de melhoria e seis em fase de instalação do novo sistema, com previsão de todas começarem a ser abastecidas pela Caesb ainda em 2012. A expectativa é que mais 30 unidades de ensino na área rural passem a receber água da Caesb ao longo do ano que vem.

Segundo o superintendente de Saneamento Rural da Caesb, Dilson Resende de Almeida, houve incremento da equipe e do orçamento para que a Caesb pudesse modernizar o sistema e se tornar responsável pelo abastecimento de todas as escolas. “Há um ganho de qualidade e de cidadania nas escolas que não eram atendidas, ao ter um serviço e poder pagar por ele. A excelência que a Caesb oferece em toda a área urbana poderá ser feita também na área rural, com segurança e saúde”, comemora Dilson de Almeida.

As 70 escolas rurais do DF eram atendidas por sistemas alternativos, controlados pela Secretaria de Educação. Agora, o abastecimento será feito por poços tubulares profundos e captações superficiais que receberão tratamento adequado para garantir qualidade e quantidade suficientes. O estudante da área rural terá o mesmo padrão de atendimento da área urbana. As ligações serão hidrometradas e cobradas, evitando desperdício. Embora os sistemas de abastecimento sejam isolados, diferente dos sistemas da área urbana, que são interligados, o padrão de qualidade será o mesmo.

Hoje a Caesb possui 50 sistemas nas comunidades rurais de várias regiões administrativas. Segundo dados da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural (Emater-DF), 87.950 habitantes vivem em 206 comunidades rurais do Distrito Federal. Esses sistemas eram administrados, em parceria com as associações, por gestão comunitária. A empresa implantava a rede e a comunidade pagava a energia. “Agora estamos em fase de transição desse tipo de gestão, para a Caesb ser a responsável”, ressaltou o superintendente da Caesb.

Educação Ambiental – Outro trabalho da Superintendência de Saneamento Rural da Caesb será a educação sanitária e ambiental. A equipe vai conscientizar as comunidades sobre o uso racional da água, limpeza das caixas d’água e identificação de vazamentos, além da importância da destinação correta dos esgotos e o uso de fossas sépticas.