17/08/2012 às 23:01, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Encerramento do curso de bordado “Fio de Seda”

Setenta formandos receberam o certificado de conclusão. Objetivo é desenvolver a capacitação profissional dos alunos

Por Da Redação


. Foto: Mary Leal

Os alunos do curso de bordado “Fio de Seda” receberam na tarde desta sexta-feira (17) o certificado de conclusão das aulas gratuitas ministradas pelas coreanas Kim Myong Suk e Choe Yong Sun. O secretário da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, Raad Massouh, e o embaixador da República Popular Democrática da Coréia, Ri Hwa Gun, entregaram os diplomas para os 70 formandos.

O curso, iniciado em 22 de junho, teve o objetivo de oferecer capacitação profissional na arte do bordado, além de reciclar os conhecimentos de pessoas que já atuam no mercado. As aulas foram ministradas na Biblioteca Pública Vincent Van Gogh, em Sobradinho, e na CNTI.

O secretário da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, Raad Massouh, destacou a luta da secretaria para estimular novas profissões e dar mais capacitação aos profissionais. O secretário também citou a Lei de Apoio à Economia Popular e Solidária do DF, sancionada pelo governador Agnelo Queiroz no último dia 8. “A Economia Solidária é uma realidade que impulsionará o artesanato da capital e a promessa de abrir os 120 pontos de revenda para os artistas já está caminhando. Ainda este mês começará o projeto piloto em cinco postos de abastecimento”, afirmou.

Segundo a vice-presidente da Federação de Mulheres do DF e Entorno, Gracielly Delgado, os alunos superaram as expectativas e demonstraram habilidade com a arte coreana. “Apesar de os alunos terem tido apenas 24 encontros, foram apresentados belos trabalhos. E eles conseguiram dar um toque brasileiro no projeto bordando monumentos de Brasília”, enfatizou. Os bordados foram expostos nesta tarde no Palácio do Buriti.

Também estavam presentes no evento a presidenta da Federação de Mulheres do DF e Entorno, Jane Ferreira, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), José Calixto, a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Artesãos e Artes Manuais do Distrito Federal e Região do Entorno, Sandra Madeira, e a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Sandra Patrício.