29/08/2012 às 18:20

Exposição Agropecuária de Planaltina começa amanhã

 Evento vai até o domingo e inclui leilão de ovinos e gado leiteiro, além de palestras e atendimento da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Por Emater

 Para apresentar o melhor da produção agropecuária de Planaltina, o GDF e produtores rurais da região realizam a 9 ª Exposição Agropecuária de Planaltina (Expoplan). O evento começa na quinta-feira (30), com a abertura oficial às 19h, e vai até domingo (2), no Parque de Exposição Agropecuária da cidade.

A produção agropecuária de Planaltina é uma das mais dinâmicas do Distrito Federal. A cidade e seus diversos núcleos rurais se destacam pela produção de hortaliças, animais, grãos, flores, plantas ornamentais, entre outros. Dentre as principais atrações, está previsto o leilão de ovinos e gado leiteiro no sábado (1º). No mesmo dia, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural levará o Mutirão da Regularização, com palestra e atendimento sobre Regularização Fundiária. A programação especial preparada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) inclui oficinas de alimentação saudável, gastronomia rural, artesanato e cursos rápidos sobre como preparar e cuidar de Bonsai e de cuidados especiais com orquídeas.

O evento é uma realização da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), Emater-DF, Secretaria de Cultura e da Administração Regional de Planaltina. Com uma produção diversificada, Planaltina é a região administrativa com maior área agrícola do DF. Ela é responsável por 59% da produção regional de grãos, 53% da produção de frutas e 23% da produção de hortaliças. Além disso possui criadores de ovinos e de gado de leite.

Leilão — No sábado (1º), será realizado o 3º Leilão de Gado Leiteiro de Planaltina. Segundo o produtor Valter Nicoletti Baron, do núcleo rural Rio Preto, Brasília é referência em vários segmentos agrícolas, mas o leite ainda tem muito potencial de crescimento. “Além de aproximar os empreendedores, o leilão é uma vitrine para a população urbana conhecer a Brasília rural, que gera renda, emprego e produtos de alta qualidade”, observa Valter, que participou das duas edições anteriores do evento. Ao todo, serão leiloados 30 lotes de gado bovino (vacas e novilhas leiteiras e touros pra cruzamento) e 20 de gado ovino de corte. Os animais são de várias regiões do Distrito Federal.