30/08/2012 às 13:59

Festa do Morango de Brasília começa amanhã

Durante seis dias, os visitantes assistirão a shows musicais e ao concurso da Rainha do Morango, além de experimentarem alimentos preparados com o fruto

Por Cinara Lima, da Agência Brasília

Começa nesta sexta-feira (31) um dos mais tradicionais eventos do Distrito Federal: a Festa do Morango de Brasília, que chega a sua 17ª edição. Diversas atrações fazem parte da programação dos próximos dois finais de semana. Nos dias 31 de agosto, 1°, 2, 7,8 e 9 de setembro o evento oferecerá diversão, música e comidas típicas.

“Além de ser uma festa em que visitantes do DF e de todo país se divertem com as inúmeras atrações da programação e apreciam os produtos derivados do morango, é uma oportunidade para Brazlândia mostrar todo o trabalho desenvolvido na produção rural da nossa cidade”, explicou o administrador regional de Brazlândia, Bolivar Rocha.

Tradicionalmente um dos espaços mais visitados do evento, a Morangolândia oferece estandes onde são expostos produtos feitos com o fruto, como doces, licores, tortas e picolés, além do morango “in natura”. Paralelamente à festa, é realizada a Exposição Agrícola de Brazlândia, onde o morango e outros produtos cultivados na região, como goiaba, cenoura, repolho e batata são comercializados.

Entre as atrações musicais que se apresentarão no evento estão os artistas nacionais Renner, Di Paullo e Paulino, Rio Negro e Solimões, Oz Bambaz e Israel e Rodolffo, além de grupos regionais e locais. Todos os shows têm entrada gratuita. Já no Concurso da Rainha do Morango, 12 jovens moradoras de Brazlândia disputarão os títulos de Rainha, Princesa e Miss Simpatia.

O evento é resultado de parceria entre a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Administração Regional de Brazlândia e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).

Um dos objetivos da festa é valorizar e expandir o cultivo do morango na região. Brazlândia é a sétima maior produtora do país e a primeira do Centro-Oeste. A produção é reconhecida por qualidades apropriadas ao transporte e comercialização, inclusive para o Norte e Nordeste do país. Dados da Emater-DF apontam que, em 2011, foram colhidas 5,5 mil toneladas em 164 hectares — o que representa uma média de 33 toneladas por hectare.

Encontro Técnico – É essa produção qualificada que a 17ª Festa do Morango de Brasília pretende divulgar a partir da próxima sexta (31). A Emater-DF organizou o 8º Encontro Técnico do Morango. Trata-se de um dia de campo que terá palestras sobre monitoramento do solo, manipulação do produto na colheita e pós-colheita, dentre outros temas de interesse do agricultor.

Acompanhe a programação completa da festa no site http://www.festadomorangodf.com.br/2012/

Serviço

17ª Festa do Morango
Data: 31 de agosto e 1°, 2, 7, 8 e 9 de setembro
Local: Parque de Exposições da Festa do Morango de Brasília (Arcag), Incra 06, DF-080, km 27
Entrada franca