13/09/2012 às 13:16

Agricultura incentiva encontro de povos e comunidades do cerrado

Evento acontece até domingo no Memorial dos Povos Indígenas, local onde serão realizadas manifestações culturais de comunidades tradicionais e feira de produtos

Por Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para trocar experiências com outros estados, permitindo ampliar suas ações, a Secretaria de Agricultura, junto às vinculadas Emater-DF e Ceasa-DF, participam do VII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. O evento, que começou nesta quarta-feira (12), acontece no Memorial dos Povos Indígenas, local onde acontece, até domingo (16), manifestações culturais de comunidades tradicionais e feira de produtos da sociobiodiversidade.

Dentre os trabalhos que serão apresentados no local está a questão da produção de mudas nativas do cerrado. O trabalho é voltado para a reabilitação ambiental com a recuperação de áreas devastadas pela ação humana. Além disso, o trabalho de compras institucionais como o Programa de Aquisição da Agricultura (PAA) e o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (PAPA-DF) também estarão presentes, ações que visam garantir emprego e renda na área rural com sustentabilidade.

O evento é organizado pela Rede Cerrado em parceria com a Fundação Banco do Brasil. O foco do encontro é mobilizar os povos do cerrado e a sociedade para implementação de ações voltadas para a conservação e o uso sustentável do bioma. A programação é voltada para as organizações da sociedade civil das unidades da Federação onde há cerrado brasileiro (DF, Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, São Paulo e Bahia).

A programação é dividida em três grandes momentos: o encontro; a feira dos produtos da sociobiodiversidade do cerrado e a programação com as manifestações culturais do cerrado, além de shows de artistas renomados.

Evento – O Encontro terá uma extensa programação que envolve seminários, palestras, oficinas, audiência pública e demais atividades sobre temas relativos à conservação do cerrado e a seus povos. Teremos ainda uma Mostra de Tecnologias Sociais para que possamos difundir as tecnologias de produção, uso sustentável, organização social, entre outras voltadas para a transformação social para nossas comunidades.

Será desenvolvido com foco na participação das comunidades e entidades, formalmente filiadas ou não à Rede Cerrado, que atuam em prol da sustentabilidade do cerrado.

Troca de experiência – A Feira dos Povos do Cerrado irá promover os produtos e a troca de experiências entre os empreendimentos ecossociais de base comunitários, assim como divulgar as possibilidades de uso sustentável do cerrado e de sua conservação. Serão cerca de 100 estandes para exposição e comercialização de produtos de cerca de 200 organizações comunitárias.

Programação cultural – Todo evento será enriquecido com uma intensa programação cultural que deve levar cerca de 20 mil visitantes ao Memorial dos Povos Indígenas. Nesta edição, o evento será integrado com o Festival Puro Ritmo, com atrações culturais e uma praça de alimentação sustentável.

Serviço

O que: VII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado
Quando: 12 a 16 desetembro de 2012
Onde: Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília/DF