21/09/2012 às 19:47

Festival de cinema democrático

Gama entra na rota de exibições da mostra competitiva

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília

Acesso fácil, democratização da cultura e gratuidade. É a partir dessa tríade que a Secretaria de Cultura se fixou para descentralizar o Festival de Cinema. Este ano, o Gama é o mais novo espaço a sediar a mostra competitiva, além do Teatro Nacional, Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia, simultaneamente.

De acordo com o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, a inclusão do Sesc Gama na programação do FestBrasília dá continuidade à proposta de exibir a mostra em diversos pontos do DF. “A política da Secretaria de Cultura quer a descentralização da oferta de bens e serviços culturais, e isso se torna possível com a ampliação e democratização desse evento, em especial”, destaca o secretário.

O Teatro Sesc do Gama, mais novo palco da mostra, oferece nova instalação e 360 lugares. “Este espaço dispõe de uma estrutura de som de alta qualidade e maquinário de última geração. A vinda do festival para cá é uma conquista dos moradores”, aponta o técnico cultural do Sesc Gama, Leonardo Braga.

Maiara Souza mora em Valparaíso (GO) e, por ter apenas 16 anos, não dirige. Ela foi uma das beneficiadas pela descentralização do Festival de Cinema. “Aqui é muito mais perto da minha casa. Fica difícil ir para o Plano Piloto por causa do horário e do transporte”, explica a estudante.

Aos poucos, espectadores chegavam para assistir às fitas da terceira noite (20) da mostra competitiva. Os filmes exibidos foram os documentários Otto e A guerra dos gibis; a animação O gigante; e o filmes de ficção A mão que afaga e Boa sorte, meu amor. Moradora local (do Gama), a psicóloga Alessandra Matos se sentiu satisfeita com a nova conquista. “Eu sempre vou ao Cine Brasília, mas como este ano está em reforma, a exibição aqui perto de casa foi providencial”, comenta.

O técnico eletrônico  Marcos Aurélio do Nascimento marca ponto na mostra. “Foi muito bom o festival ter vindo pra cá. Como os filmes terminam tarde, fica ótimo porque eu saio da sessão e já estou do lado de casa”, comemora. O Festival de Cinema segue até o dia 24, com sessões às 19h e às 21h.

Veja a programação completa no site: www.festbrasilia.com.br