22/09/2012 às 13:03

Missa celebra realização de transplantes no DF

Objetivo é lembrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos com uma celebração especial

Por Secretaria de Saúde

Pacientes que receberam transplantes no Distrito Federal, acompanhados por suas famílias, e profissionais ligados à área de Saúde participam, neste domingo (23), de uma missa de ação de graças na Catedral de Brasília, a partir das 8h30. O objetivo é lembrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, com uma celebração especial promovida pelo Hospital Universitário de Brasília.

A parceria mantida entre a Secretaria de Saúde e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) vem surtindo resultados considerados excelentes pelos técnicos da área da Saúde em relação aos transplantes. No primeiro semestre foram realizados 331 transplantes de órgãos, enquanto no mesmo período de 2011 foram 189. O avanço do número de captações de órgãos e  procedimentos cirúrgicos foi relevante principalmente em relação aos transplantes de coração: este ano foram realizados 13, dois a mais do que o ano passado, quando a Secretaria de Saúde atingiu o recorde anual nesse tipo de procedimento.

A coordenadora da Central de Transplantes do DF, Daniela Salomão, reforça que esses números são resultado da logística adotada para que os procedimentos tenham sucesso em todas as fases. “Das 48 doações de órgãos que tivemos este ano, 13 foram de pessoas de outros estados. Isso não impossibilitou o recebimento do órgão, porque nossas equipes estão indo onde é necessário. Prova disso é que estivemos em Goiânia, Mato Grosso, São Paulo, Rondônia e Rio de Janeiro”, avalia. Ainda de acordo com a médica, a Central de Captação conta com a ajuda de empresas comerciais de aviação, com a Força Aérea Brasileira (FAB), e com o Corpo de Bombeiros, que se sensibilizam  com a questão humanitária que envolve a doação.

Outro reforço considerável no Programa de Transplantes foi o credenciamento do ICDF e do Hospital Brasília para realização de transplantes de fígado. Juntas, as duas unidades realizaram 27 procedimentos este ano, sendo 24 somente no ICDF, por meio do Sistema Único de Saúde, com 100% de sobrevida dos pacientes. A Central de Captação também é responsável pelo diagnóstico de morte encefálica dos possíveis doadores, o que resultou em 71 transplantes de rim, 58 deles com doador falecido e 13 com doador vivo.