25/09/2012 às 14:06, atualizado em 17/05/2016 às 15:58

Saúde no DF é referência nacional

No programa Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz destaca as medidas que estão sendo tomadas para melhorar a área

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

 Na edição de hoje do programa Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz ressalta as ações que estão em andamento para melhorar ainda mais a saúde no Distrito Federal. Ele afirma que o  investimento prioritário é na atenção primária, com a criação de novas unidades básicas de saúde, de clínicas da família, além da construção de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).   

“Durante todos esses anos não se investiu na atenção primária da saúde. Se uma pessoa não tem acesso a serviços de saúde perto da sua casa, ela vai para o pronto-socorro. Só que o problema dela, como é de baixa gravidade, não era para ser atendido lá, e sim em uma UPA, em um centro de saúde ou por uma equipe de Saúde da Família”, afirma o governador.

Outra iniciativa destacada por Agnelo Queiroz é o Hospital da Criança, que teve seus serviços ampliados. Ele ressalta que a unidade já é referência no Brasil pela qualidade, humanização e eficiência no atendimento.

O mutirão de reconstrução mamária, iniciado nessa segunda-feira (24), também é citado pelo governador. Ele afirma que Brasília será a primeira capital a não ter demanda reprimida. Até o final do ano, todas as mulheres que precisam farão reconstituição da mama.

Durante o bate-papo com o jornalista Carlos Campbell, Agnelo Queiroz  enfatiza ainda que,  na semana que comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos,  Brasília é  referência no país em transplantes de coração e de córneas. 

O programa – O Conversa com o Governador conta com a parceria da Secretaria de Cultura, que o transmite pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.