25/09/2012 às 16:35

Semana do Esporte Paralímpico começou hoje

Evento acontece nos centros olímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião

Por Secretaria de Esporte

406531 408463562536381 425481376 nDepois dos Jogos Paralímpicos de Londres, chegou a hora de os centros olímpicos vivenciarem experiências esportivas nas categorias adaptadas. De 25 a 28 de setembro, será realizada a Semana do Esporte Paralímpico nas unidades de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. A garotada vai entrar em quadra para aprender na prática as regras de modalidades como basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado. O evento vai ocorrer simultaneamente nos quatro centros olímpicos e contará com a participação de todos os alunos de 7 a 17 anos, com e sem deficiência.

O objetivo é incentivar a prática esportiva para pessoas com deficiência e contribuir para um ambiente de respeito e solidariedade entre os colegas. Durante a programação, as turminhas vão experimentar quatro esportes paralímpicos: basquete, vôlei, bocha e badminton. E, em cada centro, além da equipe técnica na organização, haverá um padrinho paratleta olímpico do DF, que vai acompanhar e auxiliar na coordenação das atividades.

Circuito vivencial – A garotada será dividida em quatro grupos para vivenciar as modalidades entre si, tendo pontuação e disputa de partidas, mas sem caráter competitivo, já que a intenção é estimular a cidadania, o respeito ao próximo e ao ambiente. Essa divisão dos alunos será feita pelos professores, que já receberam um treinamento específico para as atividades especiais. A torcida também vai entrar em campo e será pontuada de acordo com a animação. Alunos de todas as idades podem participar neste quesito.

A Semana do Esporte Paralímpico será realizada com o apoio do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), que coordenará as atividades práticas de modalidades adaptadas. O evento é uma iniciativa do projeto Esporte e Cidadania, promovido pela Secretaria de Esporte do Distrito Federal e Fundação Assis Chateaubriand. 

Semana do Esporte Paralímpico

Período: 25 a 28 de setembro de 2012

Horário: 8h as 11h e 14h as 18h

Locais: Centros Olímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião