26/09/2012 às 22:31

Caminhão da Mulher já realizou mais de 700 atendimentos em Santa Maria

Interessadas em se submeter aos exames devem levar documento de identidade, comprovante de residência e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso

Até 5 de outubro, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher ficará estacionada na Entrequadra 213/313, em Santa Maria. A cidade é a 12ª localidade do Distrito Federal a receber o serviço itinerante que realiza exames de mamografia, ultrassonografia e citológico (Papanicolau). As interessadas devem levar documento de identidade, comprovante de residência e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem não tiver o cartão, poderá fazer um na própria unidade móvel.

Inaugurado em 8 de março, o Caminhão da Mulher já realizou, até sexta-feira (21), 17.977 exames. O tempo de permanência em cada cidade varia de duas a três semanas, a depender do número de habitantes na região. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com senhas distribuídas no início de cada turno.

Na primeira semana de atendimento em Santa Maria, entre 17 e 21 de setembro, foram realizados mais de 700 exames. A expectativa da Secretaria de Saúde é fazer cerca de 2 mil deles até 5 de outubro, quando a unidade deixa a cidade. Os próximos destinos previstos são Gama, Brazlândia, Samambaia e Vila São José, em Vicente Pires.

A finalidade é identificar de forma rápida os casos com alteração que possam se transformar em câncer ou outras complicações, e encaminhar as mulheres para o tratamento na rede.

As mamografias só podem ser feitas em pacientes com idade igual ou superior a 40 anos. Ultrassonografias diversas necessitam de solicitação médica, logo, as consultas feitas nas unidades de saúde antes dos exames no Caminhão da Mulher necessitam que os pacientes tenham o cartão do SUS. O Papanicolau não possui pré-requisitos ou restrição de idade, mas é indicado, preferencialmente, a mulheres que tenham se submetido ao exame há mais de um ano.