26/09/2012 às 15:35

Mulheres na Construção forma primeira turma

Programa certifica 172 azulejistas e pintoras

Por Marôa Pozzebom


. Foto: Pedro Ventura

Iniciativa da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), em parceria com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal, com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), resultou, nessa quarta-feira(26), na entrega de 172 certificados de conclusão dos cursos de azulejista e pintora de obras do Programa Mulheres na Construção.

Essa é uma proposta para a qualificação de pessoas, prioritariamente mulheres e beneficiários de programas sociais de transferência de renda. Nessa primeira edição do programa, foram oferecidas 40 vagas em cada uma das cinco turmas criadas – três para pintora de obras e duas para azulejista. No dia 8 de outubro inicia-se mais uma turma com 240 estudantes. Todos os cursos são ministrados pelo IFB.

A primeira-dama, Ilza Queiroz, destacou as dificuldades que essas mulheres constantemente enfrentam para conseguir estudar, trabalhar e adquirir novas qualificações para o mercado, pois, na maioria das vezes, são impedidas pelo compromisso com os filhos, a casa e às vezes o marido. Além disso, as dificuldades financeiras estão diariamente presentes.

“Não é fácil para uma mãe sair da sua casa e deixar os seus filhos ou até mesmo trazê-los para as aulas. Mas é preciso lembrar que a mulher pode e deve exercer esse papel igualitário ao homem no mercado. E como resultado temos o aumento da renda do país e a garantia dos direitos”, ressaltou Ilza Queiroz.

O diferencial desse curso é que ele vai além do ensinamento técnico, pois oferta, também, noções de cidadania e de direitos da mulher, direito do trabalho, economia solidária e empreendedorismo, além de matemática e português aplicados. Além disso, as alunas que concluírem os cursos com êxito serão encaminhadas para empresas associadas ao Sinduscon-DF e poderão ser contratadas por meio de contrato temporário e em caráter experimental.

Para a secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia Ferreira, a qualificação profissional é um dos caminhos para a emancipação e autonomia das mulheres. “No setor da construção civil, esses valores assumem uma concepção ainda maior, tendo em vista que esse é um ramo novo para a maioria das cursistas e que será conquistado e desbravado por elas, no projeto Mulheres na Construção”, explicou.

O evento ocorreu na sede do Instituto Federal de Brasília (IFB), em Samambaia e participaram ainda da formatura, o administrador regional de Samambaia, Risomar Carvalho, o superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado; o senador Rodrigo Rolemberg; as deputadas federais Érika Kokay e Marina Sant’Ana (GO); a diretora do Campus Samambaia do IFB, Nely Terezinha da Silva; o presidente do Sinduscon, Júlio César Perez.

Mais vagas – As mulheres que concluíram o curso hoje ingressaram no IFB em abril. Das 200 matriculadas, 172 concluíram o curso no prazo previsto. As outras 28 ainda poderão concluir a formação, pois a instituição abrirá vagas específicas para elas.