26/09/2012 às 18:06

Seminário debate a Rede Cegonha

Serão discutidos o acesso e a qualidade da assistência materno-infantil

Por Secretaria de Saúde

Nesta quinta-feira (27), das 8h às 18h, acontecerá o primeiro Seminário de Implantação da Rede Cegonha no Distrito Federal, no Salão Vermelho do Hotel Nacional. O evento pretende promover um debate técnico entre gestores de todas as regionais de Saúde quanto ao acesso e à qualidade da assistência materno-infantil. A estimativa é de que, em 2012, tenham cerca de 45 mil gestantes no DF.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, fará a abertura do seminário, seguido de um representante do Ministério da Saúde, que apresentará os desafios e perspectivas da qualificação da assistência materno-infantil em todos os estados implantados. Além das palestras, haverá também mesas redondas para a realização de debates.

A Rede Cegonha tem como objetivo oferecer benefícios como a garantia de consultas regulares com qualidade no pré-natal; a realização de exames; o parto com segurança e qualidade, com direito a acompanhante de livre escolha; atenção às crianças de até 2 anos, com consultas regulares e prevenção e tratamento da sífilis, DST/Aids e hepatites.

O programa foi lançado em maio no Distrito Federal e, desde então, a Secretaria de Saúde tem realizado ações para qualificar a implementação do programa em todas as regionais. A operacionalização está dividida em cinco fases, conforme determinação do Ministério da Saúde. De acordo com o Grupo Condutor Central responsável, as duas primeiras, que tratam do diagnóstico, da adesão e do desenho da rede regional, já foram concluídas. Com a realização do seminário, a SES/DF dá andamento à terceira fase, responsável pela contratualização da Rede Cegonha, restando apenas as etapas de qualificação e certificação.

A Rede Cegonha é um programa do Ministério da Saúde, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que tem como objetivo garantir o cuidado às mulheres, gestantes, recém-nascidos e crianças de até 2 anos. O programa garante às mulheres o direito de planejar sua gestação e tê-la em total segurança, do pré-natal ao parto, além do direito a um nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis para as crianças até os 24 meses de vida.