28/09/2012 às 19:47

Rede pública de Saúde reforça atendimento

Quarta Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi inaugurada nesta sexta-feira, no Núcleo Bandeirante. Com capacidade para atender até 450 pessoas por dia, ela é a primeira do DF a contar com farmacêuticos bioquímicos efetivos, que emitirão rapidamente os resultados dos exames laboratoriais

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

A rede pública de Saúde do Distrito Federal conta, a partir desta sexta-feira (28), com a quarta Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Núcleo Bandeirante. O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do vice, Tadeu Filippelli, inaugurou a unidade que pode atender até 450 pacientes por dia. As três UPAs em funcionamento – no Recanto das Emas, São Sebastião e Samambaia – já realizaram juntas 153.488 atendimentos até a semana passada.
 

A meta desta gestão é que nos próximos meses mais 10 UPAs sejam criadas para integrar a rede de Saúde do DF. As unidades são responsáveis pela resolução de 97% das demandas de urgência e emergência, diminuindo o fluxo de usuários nos hospitais. Além disso, a expectativa é que, até o próximo ano, 20 clínicas da família estejam funcionando. Esse tipo de unidade oferece tratamento de doenças crônicas como diabetes e tuberculose, além de serviços de vacinação, acolhimento, planejamento reprodutivo, pré-natal, entre outros.
 

UPA do Núcleo Bandeirante – Ela coloca à disposição da comunidade cerca de 200 servidores, entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, motoristas, além de pessoal da radiologia e laboratório, que se revezam 24 horas.
 

A estrutura da unidade conta com salas de raio X, de eletrocardiografia, de pediatria e 16 leitos de observação. Possui ainda laboratório de análise clínica, que permite a realização de até 200 hemogramas por dia, além de testes de glicose, ureia, creatinina, HIV e Beta HCG, para gravidez. “A população vai ser atendida com qualidade e por 24 horas. Serão cerca de 160 mil moradores beneficiados, tanto do Núcleo Bandeirante como no Park Way, Candangolândia, Riacho Fundo I e II”, informou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.
 

Revolução – Agnelo Queiroz destacou que a inauguração da quarta UPA completa o ciclo de ações do governo que retomou obras paralisadas nas gestões anteriores. “O funcionamento dessa unidade é parte da revolução silenciosa que estamos fazendo para mudar o modelo de assistência à saúde. Mas não é como mágica, que se pode resolver do dia para noite”, declarou o governador.
 

Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a última fase do processo de licitação para a entrega das 10 UPAs foi finalizado nessa quinta-feira (27). Além disso, é esperada a criação de um Hospital de Retaguarda no Núcleo Bandeirante até 2014, que oferecerá mais leitos de internação e agilizará ainda mais os atendimentos na rede.
 

Referência – A UPA do Núcleo Bandeirante é a primeira unidade do DF que possui 10 farmacêuticos bioquímicos efetivos. O coordenador do Núcleo de Patologias Clínicas da Secretaria de Saúde do DF, João Eudes Filho, explicou que, com os servidores, a unidade será capaz de liberar os laudos médicos já com o resultado dos exames. “A unidade tem 100% do seu quadro estabelecido, sendo padrão de excelência para as demais UPAs. Entre 100 e 120 pacientes precisam de exames laboratoriais, e eles poderão ter isso no Núcleo Bandeirante”, disse o coordenador.
 

Até o momento, os farmacêuticos bioquímicos da rede de Saúde trabalham apenas fazendo hora extra nas três UPAs que já estavam em funcionamento. Contudo, com a recente nomeação e posse de 405 servidores para a área da Saúde, é previsto que nos próximos seis meses as três unidades restantes já contem efetivamente com esses servidores.

28set2012tabelaredeatendimentos.