01/10/2012 às 12:00

I Semana de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Ação será voltada para funcionários e faz parte das comemorações do dia nacional dessas especialidades médicas

Por Secretaria de Saúde

O Hospital de Base de Brasília (HBDF) promove, entre os dias 2 e 5 de outubro, a 1ª Semana de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A ação voltada para os servidores ocorrerá no auditório principal. O evento faz parte das comemorações do Dia Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, criado para integrar os diversos serviços oferecidos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS-DF).

A Fisioterapia tem por objeto de trabalho e de estudo o movimento humano. Ela estuda a estrutura mecânica do corpo humano, sua forma, sua postura e sua funcionalidade, assim como diagnostica e previne. Ela também analisa as correlações motoras e psicomotoras que essa funcionalidade determina. Ainda trata dos distúrbios decorrentes de alterações de órgãos e sistemas do corpo humano por meio da utilização dos efeitos benéficos dos recursos físicos, naturais e mecânicos.

Já a Terapia Ocupacional tem como objetivo promover, tratar e recuperar pessoas que apresentam problemas físicos, sensoriais, mentais, emocionais e sociais que limitam suas atividades e participação na sociedade. O terapeuta ocupacional busca, portanto, tornar a vida das pessoas mais participativa e acessível, facilitando o desempenho e ampliando suas capacidades.

Esses profissionais integravam o Núcleo de Medicina Física e Reabilitação até dezembro de 2010, quando foi criado o Serviço de Saúde Funcional vinculado à Gerência de Medicina Complementar. O serviço oferece atendimentos à UTI adulto e pediátrica, enfermarias e ambulatório do HBDF, nas especialidades de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Atualmente, o hospital conta com 47 fisioterapeutas (29 atendem na UTI, 15 nas enfermarias e três no ambulatório), quatro terapeutas ocupacionais (que trabalham em enfermarias e ambulatório) e dois fonoaudiólogos (um na neurologia e um na broncoesofagologia). Entre janeiro e agosto de 2012, esses profissionais fizeram 38.488 atendimentos e 148.837 procedimentos.