01/10/2012 às 20:47

Roubo com restrição de liberdade segue em queda

 Essa modalidade de crime ficou pela terceira semana consecutiva abaixo da média, registrando redução de 50%. A presença da Força Nacional de Segurança contribui com a diminuição

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

 A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) divulgou, nesta segunda-feira (1º), o balanço criminal da semana passada, entre 24 e 30 de setembro. O roubo com restrição de liberdade continuou pela terceira semana consecutiva abaixo da média, registrando seis ocorrências – uma redução de 50% nos casos. A presença da Força Nacional de Segurança foi um dos fatores que contribuiu com a redução. 

Desde que o programa Ação pela Vida começou a intensificar o patrulhamento, há quatro meses, os registros de roubo com restrição de liberdade permanece em constante queda. O auxílio da Força Nacional para coibir os roubos no DF e Entorno ajudou a desestimular o crime na semana passada, que normalmente é realizado nas regiões administrativas e na capital.  “A intervenção está sendo mais direta e eles estão ficando sem espaço para agir. Nosso objetivo é reduzir ainda mais esse tipo de crime, como aconteceu com o sequestro”, explicou o secretário-adjunto de Segurança Pública, Jooziel Melo Freire.

Na última semana, foram registradas 26 tentativas de homicídio, apenas um latrocínio e uma tentativa de latrocínio – essas duas no Recanto das Emas. Foram apreendidas 50 armas de fogo no DF, totalizando 105 casos em apenas duas semanas de patrulhamento.

Homicídios – De acordo com a análise da secretaria, o número de homicídios se manteve estável com a média das últimas semanas. Foram 16 ocorrências, das quais 88% com emprego de arma de fogo. “É importante ressaltar que em locais como o Lago Sul, Sudoeste e Jardim Botânico não há homicídios há mais de um ano e sete meses”, informou o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Jorge Luiz Xavier.

Em 81% das ocorrências, as vítimas possuíam antecedentes criminais, das quais dois estavam em cumprimento de prisão domiciliar. Constatou-se também que, do total de homicídios, nove foram no final de semana. Além disso, foi revelado que 46% das vítimas residiam a uma distância de até 500 metros de onde foram mortas, 15% a uma distância entre 500 metros e 2 km metros e 38% a mais de 2 km da ocorrência.

Incêndios – O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou 145 ocorrências na última semana, em uma área de 74,7 hectares. A quantidade representa redução de cinco casos, em comparação com a média de 150 incêndios durante a semana. Em setembro, 1.555 ocorrências foram registradas pela corporação.