03/10/2012 às 20:37, atualizado em 08/12/2016 às 17:32

Lago Sul trabalha para regularizar orla do Paranoá

Na série de entrevistas semanais com administradores regionais, Wander Azevedo relata à AGÊNCIA BRASÍLIA o trabalho da administração para preservar parques ecológicos e áreas verdes

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

O administrador Regional do Lago Sul, Wander Azevedo, no cargo há quase seis meses, revela que diversas medidas são executadas para manter em bom estado as muitas áreas verdes que o Lago Sul possui. As ações, também norteadas pela legalidade e regularização das áreas, incluem a melhoria da infraestrutura e, consequentemente, o aumento da qualidade de vida dos moradores.

Qual medida tomada pelo GDF mais beneficia os moradores do Lago Sul?

Esta é a região administrativa com maior número de parques, por isso adotamos várias medidas para preservá-los. Podemos destacar o Projeto de Lei Complementar que versa sobre a regularização da orla do Lago Paranoá. O documento, elaborado pela administração, foi entregue em 24 de setembro à assessoria jurídica do governador Agnelo Queiroz. A proposta trata de parques ou Áreas de Relevante Interesse Social (Aries), que totalizam 27 áreas de preservação ambiental e de lazer que já existem ou serão criadas. O projeto, que deve passar pelas secretarias de Meio Ambiente e Turismo, prevê a destinação de 2,5 milhões de metros quadrados ao turismo só na parte sul da orla do lago, divididos em 10 pontos. Os moradores e a população de todo o Distrito Federal serão beneficiados, já que todos poderão utilizar os locais, que devem receber equipamentos públicos como Pontos de Encontro Comunitários (PECs), trilhas, banheiros, pista de cooper e ciclovias.

Há outras ações sustentáveis desenvolvidas?

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) faz a coleta seletiva de lixo na QI 17 e já está sendo elaborado projeto para todas as outras quadras, além de um ponto ecológico de coleta de lixo. O projeto é desenvolvido em conjunto com as associações de moradores do Lago Sul. Atendendo a demanda dos moradores, pretendemos ocupar outras áreas, como na QL 24, para a construção de um parque multiuso.

A prática de modalidades esportivas é destaque na cidade. Como a administração incentiva a vinda de eventos desse tipo?

Desde que cheguei à administração, identifiquei a vocação desportista dos moradores. São praticadas muitas modalidades esportivas como ciclismo, corrida de rua e esportes radicais. Por isso, temos vários projetos nessa área, como a revitalização das ciclofaixas, que hoje somam 80km, além de mais 29km que serão implantados, e a construção de uma ciclovia. Temos, ainda, a instalação de seis Pontos de Encontro Comunitário (PECs), a previsão de revitalizar o espaço utilizado pelos skatistas no Parque Ecológico Dom Bosco, e a recuperação da pista de cooper do Parque da Península Sul. Outra ação é descobrir atletas da cidade, promovendo e apoiando eventos esportivos. Além disso, pela primeira vez, o Lago Sul terá um time de futebol de campo e society. Planejamos, para até 2016, várias competições de nível nacional e internacional, como Red Bull Flying, uma etapa sul-americana de Stand Up Paddle e o Triatlon Internacional do Serviço Social do Comércio (Sesc). Há ainda a previsão de implantação de uma minicidade olímpica, onde serão praticadas várias modalidades de esporte.

Grande parcela da população do Lago Sul é de idosos. Há projetos específicos para essa faixa etária?

Temos o programa Curtindo a Vida com + de 60, desenvolvido desde abril de 2008, com encontros semanais às quintas-feiras, das 14h30 às 17h. O planejamento é feito por voluntários com formação em fisioterapia, psicologia, educação física, magistério, regência musical, economia, artes plásticas e dança. As atividades são desenvolvidas com apoio de entidades privadas. Cada participante é convidado a contribuir, mensalmente, com uma cesta básica, que é entregue a entidades filantrópicas do Lago Sul. Entre as atividades desenvolvidas estão: oficinas de jogos coletivos diversos; palestras sobre assuntos de interesse dos participantes; oficinas de exercícios físicos para fortalecimento muscular, coordenação motora e equilíbrio, atenção, concentração e memória, alongamento; oficinas de dança, artesanato e de debates sobre assuntos atuais; sessões de cinema e oficina de canto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelos telefones 3366-8000.

Quais são as medidas para melhorar a infraestrutura da cidade?

Existe um projeto sobre as águas pluviais, em desenvolvimento pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Até dezembro de 2013, será concluída toda a rede de esgoto da região administrativa. Entre revitalização e construção, executamos 4 mil metros de calçadas; instalamos 236 metros de meios-fios; plantamos 2,1 mil metros quadrados de grama; e colocamos 35 rampas de acessibilidade. Projetos para a revitalização de praças, iluminação de estacionamentos públicos e implantação de câmeras de segurança também estão em andamento. Houve também a inauguração da alça de acesso à Ponte JK. Além disso, estamos construindo um estacionamento da QI 3 para atender o comércio local.