20/10/2012 às 22:33

Incentivo à produção de flores no DF

Órgão consultivo e um galpão para a cooperativa de produtores estão entre as iniciativas de apoio do governo à atividade

Por Cinara Lima, da Agência Brasília


. Foto:Roberto Barroso

A produção de flores no Distrito Federal, que movimenta por ano cerca de R$ 100 milhões, conta com novos incentivos do GDF para o cultivo de espécies ornamentais.

O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, assinou, neste sábado (20), o decreto que institui a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Floricultura do Distrito Federal (CFLOR/DF) e a cessão de uso de um galpão, localizado no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina. Ele sediará a Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do Distrito Federal (Multiflor).

“Essas duas iniciativas darão impulso ao desenvolvimento da cultura de flores no DF. Com a câmara setorial, vamos dar um salto na cadeia produtiva da floricultura”, destacou o governador.

A câmara setorial, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF), promoverá debates, acompanhará ações e apresentará propostas para o desenvolvimento do setor. A sede da Multiflor servirá para receber e guardar as mercadorias de maneira adequada.

Aslfato – Na ocasião, o governador fez anúncios que beneficiarão o escoamento da produção de flores no DF. Na próxima semana serão iniciadas as obras de asfaltamento da DF-355 e, em 22 de outubro, haverá o anúncio do vencedor da licitação do asfaltamento da DF-230. “Depois que abrirmos o envelope com nome do ganhador, vamos começar a obra imediatamente”, garantiu o governador.

Mercado – A capital federal é o terceiro maior mercado consumidor de flores do país e quarto no consumo per capita. Contudo, somente 20% dessa demanda são atendidos pela produção local e regional. O restante é importado.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lúcio Valadão, destacou as novas iniciativas como uma chance para que os produtores locais assumam a dianteira do setor no DF. “Essas ações trazem um novo momento para o segmento da floricultura no Distrito Federal. Temos um grande mercado consumidor, mas precisamos nos apropriar dele. Isso tem que ser feito pelos nossos produtores”, afirmou.

O galpão beneficiará os 54 cooperados da Multiflor. Cerca 80% deles são mulheres. A ação faz parte do programa Organização Rural, que busca incentivar o associativismo e o cooperativismo.

Para a produtora Rosemeire dos Reis, que discursou em nome da presidente da Multiflor, Maria Neide Serafim, o trabalho na cooperativa mudou a vida de muitas mulheres. “O cultivo de flores representa muito para nós. Antes, dependíamos dos maridos e, hoje, já podemos ajudar em casa, comprar nossas coisas e para nossos filhos. Vamos mais longe ainda com o apoio do governo”, ressaltou a moradora no Núcleo Rural Rio Preto.

Parcerias – Com a cessão do espaço, novas parcerias já estão em andamento. A Fundação Banco do Brasil e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, por exemplo, apoiarão a aquisição e a instalação de equipamentos para a construção da unidade onde será feita a separação, a limpeza e o empacotamento de flores. Além disso, haverá o laboratório, onde será possível fazer análise de pragas e doenças assim como a multiplicação das plantas.

Participaram da solenidade os secretários da Mulher, Olgamir Amancia; de Educação, Denilson da Costa; de Administração Pública, Wilmar Lacerda; os deputados distritais Joe Valle, Aílton Gomes e Cláudio Abrantes; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), José Guilherme Tollstadius, entre outras autoridades.