20/10/2012 às 11:00

Sedhab apresenta versão preliminar do Plandhis

Plano objetiva construir a política habitacional do DF

Por Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano

A Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) apresenta, neste sábado (20), a versão preliminar das Estratégias de Ação do Plano Distrital de Habitação de Interesse Social (Plandhis) — Etapa III. O documento, aprovado na última terça-feira (16) pelo Conselho Gestor do Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis), está disponível para consulta no site da Sedhab. O evento será às 9h, no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios.

Na ocasião, serão eleitos os delegados dos três grupos de trabalho que vão definir: os critérios da política habitacional no tocante à regularização fundiária; as diretrizes da política habitacional relacionadas à qualificação de moradias; e o questionário a ser apresentado durante o Recenseamento Imobiliário e o funcionamento do Plandhis.

Plandhis — Coordenado pela Sedhab, o Plandhis tem por objetivo planejar a política habitacional do Distrito Federal com todas as ações e estratégias do governo para o enfrentamento do déficit habitacional do Distrito Federal de forma ambientalmente sustentável.

Por meio do plano, a Sedhab poderá coordenar as ações da política habitacional, focada em três principais eixos: provisão habitacional, regularização e melhorias habitacionais.

Além disso, a elaboração do Plandhis é uma exigência do governo federal, já que o GDF aderiu ao Sistema Nacional de Habitação, que garante acesso aos recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, do PAC da Mobilidade e do PAC do Saneamento. Etapas — O processo de elaboração do plano foi dividido em três etapas. As duas primeiras, já concluídas, contaram com a participação dos delegados eleitos na Conferência Distrital das Cidades Extraordinária.