25/10/2012 às 16:40, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Paranoá celebra 55 anos

Cidade que surgiu na época da construção do Lago Paranoá faz aniversário nesta quinta-feira (25)

Por Administração Regional do Paranoá


. Foto: Mary Leal

Mais antiga que Brasília, a cidade do Paranoá comemora nesta quinta-feira (25) 55 anos de existência. Das dezenas de trabalhadores que chegavam à futura capital para ajudar na construção da barragem do Lago Paranoá aos mais de 75 mil habitantes que hoje povoam a sétima região administrativa do DF, o Paranoá passou por grandes transformações. O acampamento de barracos deu lugar a casas e a cidade vem se estruturando cada vez mais.

Para celebrar tanta história, a administração local, junto à comunidade, órgãos do GDF e Secretaria de Cultura, preparou uma festa para a população. Com o slogan Paranoá 55 Anos: No Coração de Brasília. No Coração da Gente, a programação reúne atividades esportivas, cívicas e artísticas.

Um desfile cívico-militar abriu as comemorações hoje, às 9h, na Praça Central, seguido pelo tradicional corte do bolo de aniversário. No sábado (27) tem campeonato de skatistas, na pista de skate da cidade. No domingo, das 12h às 18h, é a vez do batizado da Escola Nagô de Capoeira, no estacionamento da Administração Regional do Paranoá. Das 15h às 17h, ocorrerá o passeio motociclístico.

Já nos dias 29, 30 e 31 os moradores serão presenteados com o projeto Cine Tela Brasil, com a exibição de filmes para escolas e comunidades. O evento será realizado na Praça Central, com os filmes O Palhaço, Rio e Eu, Meu Guarda Chuva. No final de semana de 8 a 11 de novembro, um grande show, com atrações locais, regionais e nacional animará os moradores, com muita música, dança e diversão. “Nossa festa é simples, mas foi preparada com muito carinho para a comunidade do Paranoá. O mais importante é a participação de todos, num momento simbólico como este”, declarou Cezar Lopes, administrador regional do Paranoá há dois meses.

O administrador afirma que dará continuidade a todas as obras em andamento. Sempre ouvindo a população, Cezar Lopes lembra que, além das prioridades do Orçamento Participativo, se empenhará em atender os anseios dos moradores e buscará mais melhorias para a cidade.

Segundo ele, o GDF está concluindo o ginásio de esportes, que ficou mais de 10 anos parado, retomou as obras da ciclovia, reformou todas as paradas de ônibus, que receberam rampas de acessibilidade, e revitalizou a Praça Central, o Skate Park e a entrada da cidade. Também foram construídos dois parques infantis e a praça ao lado da quadra coberta.

O programa Picasso Não Pichava está de volta ao Paranoá. A área rural também recebe atenção especial: a ponte do Boqueirão foi substituída por uma de concreto e várias localidades ganharão paradas de ônibus.

História – Em janeiro de 1957, com a chegada dos primeiros trabalhadores para construção de Brasília e mais especificamente para as obras da barragem do Paranoá, foi criada a Vila Paranoá.

Após a inauguração da capital federal, em 1960, os pioneiros permaneceram no local devido à necessidade de conclusão das obras da usina hidrelétrica. Naquela época, o acampamento de operários já abrigava cerca de 3 mil moradores, em 800 barracos assentados na no lado norte da Barragem.

A Região Administrativa do Paranoá foi criada em 10 de dezembro de 1964, por meio da Lei 4.545. Porém, somente em 25 de outubro de 1989, o Decreto nº 11.921 fixou os novos limites da região administrativa (RA-VII). Nesse mesmo ano, iniciou-se a transferência e o assentamento definitivo do Paranoá. Apesar de o decreto ser deste ano, a comunidade comemora o tempo de existência da cidade desde 1957.

Com o objetivo de preservar o espaço do antigo acampamento da vila, o local tornou-se área de preservação ambiental, hoje o Parque Urbano Vivencial. Do Paranoá Velho ficaram algumas estruturas públicas, entre elas a caixa d’água e a escadaria da Igreja São Geraldo. O templo, construído em 1957 e segunda igreja mais antiga do Distrito Federal, foi tombado pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico do Distrito Federal.

Programação

Dia 25/10 (quinta-feira)
9h as 11h30 – Desfile cívico-militar
12h – Corte do bolo
18h as 22h – Projeto Curtisom no caminhão palco da Skol
Local: Praça Central

Dia 28/10 (domingo)
Local: Estacionamento ao lado da administração regional
12h as 18h – Batizado da Escola Nagô de Capoeira
15h as 17h – Passeio motociclístico 

Dia 8/11 (quinta-feira)
Sessão Solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Local: Auditório da administração regional

Dias 9, 10 e 11/11 (sexta-feira, sábado e domingo)
Shows musicais
Local: Estacionamento ao lado da administração regional