28/10/2012 às 14:31

Carreta da Mulher chega a Brazlândia

Unidade Móvel de Saúde de Saúde da Mulher ficará no Centro de Saúde número 2, na Vila São José

Por Administração de Brazlândia


. Foto: Mary Leal

A Unidade Móvel da Saúde da Mulher, também conhecida como Carreta da Mulher, começa nesta segunda-feira (29) o atendimento nem São Sebastião, onde permanece até o dia 9 de novembro. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com senhas que serão entregues no inicio de cada turno. Serão realizados exames de mamografia, ultrassonografia com o pedido médico preventivo do câncer de colo do útero, ecografia e exame preventivo ginecológico. O onjetivo é prevenir doenças como câncer de mama e câncer de colo do útero.

Desde o lançamento do programa, em março, foram feitos mais de 20 mil exames em mulheres de 13 localidades do Distrito Federal. Nos sete meses de atuação do serviço, as alterações mais frequentes detectadas entre as pacientes que procuraram a Carreta da Mulher foram casos de mioma uterino, cisto de ovário, esteatose (acúmulo de gordura, normalmente no fígado), nódulo e cisto de tireoide. Têm sido registrados ainda, em menor número, cisto e nódulo de mama, espessamento endometrial, pólipo endometrial e aumento de volume uterino.

Antes de Brazlândia, a unidade passou por Condomínio Pôr do Sol (Ceilândia), Núcleo Rural Taquara (área rural de Planaltina), Cidade Estrutural, Paranoá, Itapoã, Nova Colina (Sobradinho), São Sebastião, Areal (Águas Claras), Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Estância Nova (Planaltina), Sol Nascente (Ceilândia) e Santa Maria.

SERVIÇO

Carreta da Mulher em Brazlândia

De 29 de outubro a 9 de novembro

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h (com distribuição de senhas no começo de cada turno)

Local: Centro de Saúde nº 02, na Vila São José