29/10/2012 às 14:48, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Novos portais

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Distrito Federal atribuiu ao Comitê de Portais Institucionais a tarefa de migrar 122 páginas do GDF. A medida foi publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do Distrito Federal. A meta é evitar novas instabilidades nas páginas do domínio df.gov.br. O próprio governo oferece, desde abril, novos modelos de página, em ambiente seguro, e já adequadas à Lei de Acesso à Informação (LAI).

Esse novo modelo de gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), já em vigor, atende às diretrizes definidas pelo governador Agnelo Queiroz e pelos secretários de Estado para o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. Dos 154 sites do governo, 22 já haviam migrado, entre eles o Portal do GDF e o das secretarias de Comunicação Social e de Planejamento e Orçamento (Seplan), que coordenam o comitê.

O uso da antiga plataforma, Sitemaker, tem sido a principal causa das instabilidades percebidas pelos internautas há algumas semanas. O sistema, obsoleto, era utilizado pelas empresas privadas que administravam os portais. Assim que tomou posse, o governador Agnelo Queiroz determinou auditoria na prestação de serviço dessas empresas. Foram identificadas irregularidades que levaram ao cancelamento dos contratos.

Por teste