31/10/2012 às 22:36

Primeiro espaço cultural do país totalmente acessível será no DF

Local oferecerá acessibilidade plena às pessoas com deficiência. A ordem de serviço para iniciar as obras foi assinada pelo governador Agnelo Queiroz. Previsão para que elas sejam entregues é março de 2013

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso

O Distrito Federal será a primeira unidade da Federação a contar com espaço sociocultural que oferecerá total acessibilidade às pessoas com deficiência visual, auditiva e locomotora, além de idosos e obesos. A ordem de serviço para iniciar as obras foi assinada nesta quarta-feira (31) pelo governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz. A previsão é que o local seja entregue à população em março de 2013. As adaptações custarão cerca de R$ 1,6 milhão. Veja, no final da matéria, como será o local.
 

Localizado na sede da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), na antiga estação Rodoferroviária, o espaço ocupará uma área de 420m², totalmente equipada com cadeiras adaptadas, elevadores para cadeirantes, piso tátil, identificação em braile. Além disso, a área contará com vídeo-legenda em tela digital, barras de apoio para pessoas com mobilidade reduzida, poltronas próximas a de cadeirantes. Os visitantes terão ainda disponíveis intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
 

“É um resgate da nossa cidadania. São cerca de 530 mil deficientes no DF, e eles foram esquecidos por muito tempo, até que essa visão de atendê-los foi concretizada pelo governo”, comentou o presidente do Movimento Habitacional e Cidadania das Pessoas com Deficiência (Mohciped), Sirlei de Campos Ribeiro, que também é cadeirante.
 

Marco no DF – Segundo o governador Agnelo Queiroz, as adaptações realizadas no Espaço Sociocultural da Sejus serão um marco importante para a cidadania, permitindo acesso de altíssimo nível às pessoas com deficiência no DF. “É uma medida que mostra a preocupação do governo em atender a todos os cidadãos. Brasília será um modelo para o país, e vai garantir que cada um frequente os espetáculos do Espaço Cultural de forma ideal”, declarou o governador.
 

Para o secretário de Justiça, Alírio Neto, que também assinou a ordem de serviço, o projeto permitirá integração total das pessoas com necessidades especiais aos eventos culturais. “O espaço para cadeirante vai contar ainda com poltronas do seu lado. Assim, não se sentirão segregados em um local por falta de lugar”, afirmou o secretário. “Usuários, artistas e deficientes físicos vão usar plenamente as dependências. Qualquer cidadão poderá frequentar os eventos”, completou Neto.
 

Além disso, o Espaço Cultural proporcionará oportunidades para que artistas de comunidades carentes participem dos futuros eventos. Um exemplo é a Orquestra da Estrutural Reciclando Sons, que se apresentou na solenidade de hoje. A entidade atende mais de 120 alunos da cidade. “O objetivo principal é conduzir essa integração social para todos terem a chance de participar”, destacou o secretário de Justiça.


Moradia
– As ações do GDF em atenção às pessoas com necessidades especiais incluem, ainda, o acesso à moradia. Em 22 de outubro deste ano foi liberado o financiamento da casa própria para 1.710 pessoas com deficiência, que se inscreveram em 2009. Atualmente, 17 mil deficientes físicos estão inscritos no projeto Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, para receber moradia.

 

“Já estamos convocando cerca de 1,7 mil pessoas com deficiência, e esperamos que esse número seja ampliado em até 5 mil pessoas, devido à lei que garante o acesso dos deficientes físicos. Isso corresponde a 14% do total que já chamamos até o momento”, informou o governador Agnelo Queiroz.
 

O presidente da Mohciped, Sirlei Ribeiro, lembrou que desde 2008 muitas pessoas com deficiência aguardavam a chance de conseguir casa própria. “Havia famílias com oito pessoas com necessidade especial, e esperavam essa oportunidade. Agora elas terão moradia no DF”, disse.